Sinopse: Moisés apascentava um rebanho que durou um dia e chegou ao monte de Deus, o Horeb. Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça em chamas não o consumia e decidiu se aproximar-se dela. Porém o Senhor pediu para Moisés não se aproximar e que tirasse a sandálias porque o lugar onde pisava era santo. Moisés então cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus. Porém o Senhor disse que tinha ouvido o clamor do seu povo no Egito para libertá-los das mãos dos egípcios e direcioná-los a uma terra boa e esperançosa. Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos Pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração”. E assim Moisés cumpriu a vontade de Deus e acalmou os corações de seu povo, fazendo-os renascer na fé com a esperança de bons tempos!.
- Salmo Responsório (Sl 102)
- Segunda Leitura (1Cor 10,1-6.10-12)
Sinopse: Todos os vossos pais foram batizados em Moisés após passarem pelo mar, encoberto sob nuvens; Todos comeram e beberam do mesmo alimento e bebida espiritual vinda de um rochedo de Cristo. Porém a maioria murmuraram e morreram pelo anjo exterminador, enquanto outros ficaram no deserto, desagradando a Deus. Esses fatos são também exemplos para que não desejamos coisas más para ninguém, como fizeram aqueles no deserto. Portanto, quem julga estar de pé tome cuidado para não cair.
- Anúncio do Evangelho (Lc 13,1-9)
Sinopse: Jesus recebeu uma notícia vinda do povo a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado. O Filho de Deus respondeu que esses galileus não eram mais pecadores do que todos os outros galileus, assim como Aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles não eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém. Mas se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. No dia da colheita dos figos percebeu que a planta não tinha produzido os frutos, assim também como ocorreu durante os três anos de espera para boa safra. Aconselhou ao vinhateiro que cortasse-a porque ela inutilizável na terra. Porém o vinhateiro aconselhou que deixasse a figueira ainda este ano, porque iria cavar em volta dela para colocar adubo, afim de dar frutos novamente, caso não desse certo, então poderia cortá-la!".
![]() |
Homilia: A Palavra de Deus, hoje, fala ao nosso coração que as desgraças, tragédias e tantas situações inusitadas que acontecem no mundo não são castigo nem iniciativas do coração de Deus. Se acontece um acidente e morre uma pessoa ou duas, mas uma sobrevive, não é que esta seja mais santa ou melhor que as outras que morreram naquela situação. Na verdade, você teve uma oportunidade a mais para rever sua própria vida. Quando pedimos “Senhor, livrai-nos do mal!”, o fazemos com fé, para que ela nos acompanhe. Aqueles que foram vítimas de um acontecimento drástico na humanidade, não são vítimas de um castigo divino. Ao contrário, o olhar que Deus tem sobre a humanidade é de misericórdia. O Senhor deu aos homens a capacidade de cuidar e direcionar a própria vida. Ele pode nos livrar, pela nossa fé, de algumas situações, mas a verdade é que, o coração humano já se acostumou a culpar Deus pelas tragédias ,quando na verdade é ele quem mais sofre quando ver o coração de seu/sua filho/filha em situações dor e aperto emocionalmente no coração. Quem constrói moradias em morros e barracos em encostas de rios são as mãos do homem, por exemplo. Deus não queria que fosse assim, nós é quem cuidamos da vida para que ela aconteça. Depois que se investiga, percebe-se que houve tantas falhas humanas, é que as providencias terrenas são tomadas e o clamor por deus apenas nas horas difíceis voltam a florescer. Para Deus, o tempo bem vivido, seja três, 30, 50 ou 60 anos de vida, o que vale é a intenção de se converter a cada dia. O que Deus deseja é que possamos dar muitos frutos, que não sejamos pessoas de vida estéril na produção dos frutos da vida. Não devemos perder tempo, pois a hora de produzir frutos e não deixar a vida passar de forma inútil é agora.
Deus nos Abençoe!.
Deus nos Abençoe!.
2º Domingo da Quaresma - 21/02/2016
-> Primeira Leitura (Gn 15,5-12.17-18) -> Salmo Responsório (Sl 27) -> Segunda Leitura (Fl 3, 17-21. 4,1) -> Anúncio do Evangelho (Lc 9, 28b-35)
1º Domingo da Quaresma - 14/02/2016
-> Primeira Leitura (Dt 26, 4-10) -> Salmo Responsório (Sl 90) -> Segunda Leitura (Rm 10, 8-13) -> Anúncio do Evangelho (Lc 4,1-13)
Artigo de Paulo: http://www.cristianeduraes.com.br/igreja/estudos/mente_paulo/1_corintios-estudo_completo2.pdf
CançãoNova-LiturgiaDiária: http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/3o-domingo-da-quaresma-28022016/