JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Convite Bingo da Capela de Nossa Sra. dos Prazeres em Lagoinha - Pascom Paraipaba se prepara para o Encontro de Comunicação Pastoral - Saiba Mais!.


Em pró de sua Ampliação, a Comunidade da Capela de Nossa Sra. dos Prazes em Lagoinha/CE Convida à todos(as) para participar de mais um Bingo que será realizada na praça local às 21:00hrs neste Sábado (30/04/2016). Os prêmios são: 1 CREPEITA E HOT DOG, 1 PIZZA, 1 VENTILADOR, 1 PRATO DO REST. FULL XICO, 1 FERRO, 1 KIT DA NATURA, 1 SANDUICHEIRA, 1 PERFUME DA BOTICÁRIO, 1 PRATO DO REST. O SOL, 1 VENTILADOR, 1 MANTA P/ CAMA, 1 LIQUIDICADOR e 1 FOGÃO Patrocinadores: Clodoaldo Móveis, Pousada Alto Mar, Pousada e Rest. O Sol, Restaurante Full Xico, Pizzaria O Gaúcho, Pousada Meu Paraiso, Perpétua, Profª. Ana Queile, Vereador Rinauro, Grupo AVL, Amigos Anônimos


Encontro Paroquial de Comunicação será também realizado neste sábado (30), às 08:00hrs no Salão Paroquial. Nosso Pároco Pe. Aldo e o Grupo da Pascom (Pastoral da Comunicação) solicita o comparecimento de pelo menos duas pessoas de cada comunidade neste encontro, além de convidar a quem quiser presenciar, irá contar com a participação a coordenadora diocesana Vanusa Linhares Freire. Caso queira somar conosco participando desta equipe, procure-nos:
Coordenação: Regis Oliveira.
Membros: André Morais, Lúcia Soares, Inalda Silva Santos Francisco Teixeira Costa ,Ritinha e Marilê.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Santuário Nacional de Aparecida acolheu 16º Encontro Nacional de Presbíteros, que foi Realizado De 19 a 25 de Abril



Presbíteros do Regional Nordeste I
Participantes do 16º Encontro Nacional de Presbíteros em Aparecida (SP).

Foto: Pascom-PSVF-Lavras/CE

De 19 a 25 de abril o Santuário Nacional de Aparecida acolheu o 16º Encontro Nacional de Presbíteros que teve como tema: “Presbíteros do Brasil, alegria no testemunho do Evangelho”.

Um grupo de 25 padres cearenses embarcou para a cidade de Aparecida (SP), com o objetivo de participar do XVI Encontro Nacional dos Presbíteros, uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A frente do grupo cearense, seguiu o padre Gilson Soares, da área de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza e pároco da Igreja do Senhor do Bonfim (Bairro Ellery). De acordo com padre Gilson Soares, nos últimos anos cresceu o número das ordenações sacerdotais. Somente em Fortaleza, há 400 jovens se reparando nos três seminários mantidos pela Arquidiocese.

O evento é promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e reuniu mais de 530 Padres de todas as Dioceses do Brasil e convidados de outros países. Estave presente no encontro Dom Jorge Patrón Wong, secretário para os Seminários junto à Congregação para o Clero e mais dois assessores de renome nacional e internacional.

Sobre esse assunto o A12 conversou com o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre: “Eu creio que o sacerdote, o presbítero precisa antes de tudo ser um homem do mistério. Um homem que fez e faz essa experiência do encontro com o Senhor. Sem essa experiência fundante e fundamental corremos o risco de nos tornar - o presbítero corre o risco de se tornar - um funcionário da instituição. Esse é um dado que jamais podemos perder de vista, essa experiência decisiva do encontro com a pessoa de Jesus Cristo norteia toda a atividade do ministro ordenado”, disse.


Em missa na manhã do dia 20 (quarta-feira),
os participantes do encontro celebraram a missa de abertura do evento.

- O Arcebispo de Salvador (BA) Dom Murilo Krieger, vice-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) presidiu a celebração e falou aos padres: “Muitos olhares estão voltados para vocês, entre esses olhares estão o olhar dos leigos e leigas que esperam muito de vocês para viverem à luz do e Evangelho, sendo a sal da terra e a luz do mundo. Quando assumi a arquidiocese de Salvador disse uma frase aos meus sacerdotes: ‘Quero testemunhar o que eu aprendi ao longo dos meus anos de episcopado, a maior parte do que o bispo consegue realizar em sua diocese, consegue fazê-lo por meio de seus sacerdotes, que são exemplos para muitas pessoas.”, afirmou.
- Em nome da presidência da CNBB, Dom Murilo encerrou sua homilia pedindo que os padres vivenciem intensamente os dias do Encontro Nacional dos Presbíteros.


- Centenas de padres de diversas dioceses brasileiras estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (25), no Santuário Nacional de Aparecida, para encerrar o 16º Encontro Nacional de Presbíteros. O evento que ocorre há 32 anos; realizado sempre a cada dois anos, refletiu o tema: “Presbíteros do Brasil, alegria no testemunho do Evangelho”, motivados pela exortação apostólica do Papa Francisco. | Para ver +Fotos da cerimônia: Clique aqui

Referências:
http://www.a12.com/multimidia/detalhes/dom-jaime-spengler-fala-sobre-o-16o-encontro-nacional-de-presbiteros
http://www.a12.com/santuario-nacional/noticias/detalhes/missa-abre-16o-encontro-nacional-de-presbiteros-em-aparecida
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/grupo-do-ceara-participa-em-aparecida-do-xvi-encontro-nacional-dos-presbiteros/
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar?s=padre+
http://www.a12.com/santuario-nacional/noticias/detalhes/presbiteros-encerram-encontro-nacional-no-altar-de-aparecida

terça-feira, 26 de abril de 2016

Membros da Paróquia de Paraipaba Participam da Missa dos Santos Óleos e Curso de Ministro da Palavra em Itapipoca


- Missa dos Santos Óleos:
No Dia 24 de março, Quinta-feira Santa às 09:00hrs da manhã na Catedral Nossa Senhora das Mercês a Missa do Crisma, a Diocese de Itapipoca realizou a Missa dos Santos Óleos. Solenidade de bênção dos óleos e renovação das promessas Sacerdotais de nossos Padres. Pároco Pe. Aldo e Vigário Paroquial Pe. Clayton. Na última foto uma representação de nossos Padres e alguns leigos da Paróquia Santa Rita de Cássia de Paraipaba. A Solenidade foi mais uma riqueza espiritual de nossa Igreja. Além de rezarmos pela Missão e Santidade de nossos Presbíteros.

- Reunião do Conselho Paroquial:
No Dia 02 de abril às 08:00hrs Paróquia Santa Rita de Cássia de Paraipaba realizou a quarta reunião Paroquial no Salão Paroquial. A pauta do encontro foi direcionada ao Estudo do II Livro de Crônicas e a Festa da Misericórdia. Destacando a frase de nosso Pároco sobre a vida pastoral desta Paróquia, pelo qual Partilhamos a mensagem de nosso Pároco na Reunião do Conselho Paroquial dia 02 de abril: "A união fortalece. A divisão enfraquece." (Pe. Aldo).


- Curso de Ministro da Palavra - MEP:
Dia 02 de abril nosso Bispo Dom Antonio efetivando a III Urgência do Plano Diocesano de Pastoral fez juntamente com a Equipe Diocesana de Formação a abertura do Curso de Ministro da Palavra no Cetredi - Itapipoca. A Paróquia Santa Rita de Cássia - Paraipaba enviou 10 leigos dentro do perfil solicitado pela CNBB para participarem deste curso com duração de 1 ano. "Ide pelo mundo e pregai o evangelho".


- Formação Paroquial para o MESC, Acólitos e Coroinhas:
A Paróquia Santa Rita de Cássia de Paraipaba está vivendo o Tríduo pelas Vocações. Na manhã do dia 16 (sábado), ocorreu um profundo momento de Adoração ao Santíssimo e conhecimento Pastoral na formação do MESC, Acólitos e Coroinhas de nossa Paróquia. O encontro foi proporcionado por nosso Pároco Pe. Aldo, Seminarista Diego e Flávio, além do Coordenador do MESC (Ministros da Extraordinária Comunhão) Alex Lessa. Destacando para nós que somos Igreja a serviço da evangelização a frase de nosso Pároco: "Eu não sou vela. Mas me consumo servindo" Pe. Aldo. Dando ênfase também aos 3 Ps do ser Igreja citados pelo Seminarista Flávio:
P - Pessoa de Jesus;
P - Palavra de Jesus;
P - Projeto de Jesus.



O Blog da Paróquia Agradece a Participação da nossa Irmã Rosaniele, da Equipe de Formação Paroquial, pelo envio de informações citadas nesta postagem. Se você é um Coordenador, faz parte de alguma Pastoral Comunitária, encontrou um assunto interessante e deseja compartilhar conosco, basta enviar os dados por meio do nosso Formulário que se encontra na Página de Contatos... #Paz&Bem!.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

54ª Assembleia Geral da CNBB - Dia da Missa Presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza (CE) com Concelebração de Bispos do Regional Nordeste 1 - Resumo do Encontro com Declarações Oficiais da Conferência

SOBRE O DIA 12 DE ABRIL

- Na terça-feira do dia 12 de Abril de 2016, ocorreu o sétimo dia de trabalhos da 54ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Aparecida (SP). Ocorreu algumas atividades, como a celebração ecumênica que marcou o encontro e a reflexão sobre a crise brasileira; Para maiores detalhes, considere os textos descritivos logo abaixo!.
- Pela manhã: Como de costume, os trabalhos tiveram início com a Santa Missa no Santuário Nacional. Na ocasião, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques (Arcebispo Metropolitano de Fortaleza (CE)) foi o presidente da celebração, onde Concelebraram os bispos do Regional Nordeste 1. Logo em seguida, houve no Santuário a realização de uma sessão privativa, ou seja, somente os bispos, sem os assessores. Na parte da manhã, os trabalhos prosseguiram em relação ao atual momento vivido pelo Brasil, como a crise social, política e econômica do país, por meio de uma discussão pacífica, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho. As experiências pastorais fora divididas na exposição de três relatos de 45 minutos cada seguidos por comentários e interação de mais 45 minutos.

* Missa 54ª Assembleia Geral da CNBB - Santuário Nacional - 12/04/2016 07h30



- Pela tarde: Outros temas foram apresentados durante a sessão plenária, entre os quais, a Carta apostólica do Papa Francisco sob forma de "Motu Próprio" Mitis Iudex Dominus Iesus, que trata da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no Código de Direito Canônico, e o retiro espiritual, que se realizou durante o final de semana, com pregação do Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi. A Conferência dispõe de um departamento que se dedica à produção de subsídios para a evangelização no Brasil. As “Edições CNBB” estão também fazendo aniversário especial neste ano de 2016. Pela tarde os bispos foram informados sobre o percurso percorrido até agora pela equipe que administra esse centro editorial.

- Como de costume nas assembleias, no final da última sessão de trabalhos do dia (12), foi realizado uma celebração ecumênica. A cerimônia foi organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. Dom Francisco Biasin, presidente da Comissão, considera este evento muito importante na programação da Assembleia Geral: "É uma atitude de abertura e acolhimento de toda a riqueza que as igrejas e as religiões podem dar ao nosso caminho de fé", afirmou!.

- Cardeal Raymundo Damasceno Assis (Arcebispo de Aparecida (SP)) e Dom Sérgio de Deus Borges (Bispo auxiliar de São Paulo (SP)), conversaram com a imprensa no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP). O resultado do trabalho da comissão foi a promulgação no dia 15 de agosto, de um "Motu Próprio" para a Igreja no rito latino e outro no rito oriental, gerando grande expectativa sobre a Nota da CNBB, por parte da mídia que ali se concentrou. Para ver a Coletiva de Imprensa do dia 14 de abril de 2016 – 54ª AG CNBB: Clique Aqui

* SOBRE A EDIÇÃO (54ª Assembleia Geral da CNBB - De 06 a 15 de Abril de 2016)

- Cerca de 350 bispos, de todo o Brasil, se reuniram na 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, refletindo o tema central: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”. Nas últimas assembleias, os bispos pediram que se criasse um espaço maior para a partilha de experiências pastorais no tempo de trabalho no plenário. A pastoral é a expressão da solicitude da Igreja nas comunidades, paróquias e dioceses. O trabalho, efetivamente, é realizado em favor da catequese, da liturgia e do compromisso social da Igreja. É a tradução da ação evangelizadora que é missão central da Igreja!.

- Reunidos no Santuário Nacional de Aparecida, os bispos do Brasil participaram da missa de encerramento da 54ª Assembleia Geral da CNBB na manhã do dia 15, sexta-feira. Na ocasião, os mesmos recebem 14 imagens de Nossa Senhora para peregrinação, em preparação ao Jubileu dos 300 anos. Para ver a Programação da Peregrinação de Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Fortaleza: Clique Aqui

Ver +Fotos

- Dom José Moreira (Bispo Diocesano de Januária (MG))faz um balanço geral sobre o Encontro 2016:

- Sobre a conclusão da Assembleia, a Rádio Vaticano, conversou com o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis...


- CNBB publica Declaração sobre Momento Nacional: Visualizar
- CNBB publica Mensagem para Eleições 2016: Visualizar

Referências:
http://www.a12.com/noticias/assembleia-geral
http://www.radiosantanaam.com/noticias/catlica/627628
http://www.arquisp.org.br/noticias/papa-vai-canonizar-madre-teresa-no-vaticano
http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=category&id=450&Itemid=263
http://www.diocesedecaxias.org.br/2016/conteudo_noticias.php?cod_noticia=3525
http://br.radiovaticana.va/news/2016/04/15/conclu%C3%ADda_a_54%C2%AA_assembleia_geral_da_cnbb_ou%C3%A7a_dom_raymundo/1223123
https://www.facebook.com/104330659709875/photos/a.105191296290478.7395.104330659709875/702159953260273/
http://br.radiovaticana.va/news/2016/04/12/assembleia_da_cnbb_hoje_a_celebra%C3%A7%C3%A3o_ecum%C3%AAnica/1222233

domingo, 17 de abril de 2016

4º Domingo da Páscoa (17/04/2016) - A Viagem de Paulo e Barnabé para Antioquia da Pisídia, A Visão de São João do Trono de Deus, e Jesus garante que as boas ovelhas jamais se Perderão

Sinopse: Paulo e Barnabé deixaram discípulos cheios do espírito santo, após Proclamar a Santa Palavra do Senhor e terem sido Expulsos por Judeus em Antioquia da Pisídia. São João descreve a sua visão diante do trono de Deus. Jesus, o bom pastor, afirma que as suas ovelhas reconhecedoras de sua voz, jamais se perderão, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Acompanhe conosco as Leituras e Explicações sobre as passagens bíblicas da Santa Missa deste Domingo:

4º DOMINGO DA PÁSCOA - 17/04/2016


- Primeira Leitura - Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 13,14.43-52)
> Naqueles dias, Paulo e Barnabé 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus. 44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”. 48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


- Salmo Responsório (Sl 99)

- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.
- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.

- Aclamai o Senhor, ó terra inteira,/ servi ao Senhor com alegria,/ ide a ele cantando jubilosos!
- Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,/ ele mesmo nos fez, e somos seus,/ nós somos seu povo e seu rebanho.
- Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,/ sua bondade perdura para sempre,/ seu amor é fiel eternamente!

- Segunda Leitura - Leitura do Livro do Apocalipse de São João (Ap 7,9.14b-17)

> Eu, João, 9vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 14bEntão um dos anciãos me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro.15Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. 16Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente. 17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


- Anúncio do Evangelho - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 10,27-30)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

- Homilia

> "Estamos acompanhando como a Igreja do Senhor está se expandindo, a Igreja Apostólica, Primitiva, que nasce do lado aberto de Jesus e é dirigida, guiada e iluminada pelo Espírito Santo de Deus. A forma com que a Igreja se consolida, vai até os confins da Terra, porque, em primeiro lugar, coloca no temor do Senhor a sua confiança. Uma Igreja temente a Deus não tem medo d’Ele, mas é submissa e referente a Ele. É uma Igreja que se abaixa aos pés do Senhor. A sabedoria está no temor a Deus! A sabedoria de que precisamos para guardar nossa casa, nossa família, para sermos firmes em nossa fé está no temor ao Senhor!. Corremos um sério risco de caminhar um tempo na fé e cairmos na vaidade e no orgulho. Quantas pessoas, porque já são da Igreja, acham que sabem e podem tudo, quando, na verdade, não somos nada, apenas pobres servidores de Nosso Senhor e Salvador Jesus. Dependemos d’Ele para tudo, porque Ele é a luz, a graça, a porta, o Senhor e Pastor que conduz Sua Igreja. A Igreja do Senhor se coloca aos pés d’Ele. Homem, mulher, casal, família, filhos: é importante abaixarmos nossa cabeça e nos colocarmos sobre o domínio e senhorio de Nosso Senhor. Porque é no temor do Senhor que vem a inspiração, a força, a luz, a graça e a consolidação de nossa fé. É no temor do Senhor que nos levantamos quando nos derrubam, que nos erguemos quando não temos mais forças para seguir adiante. É o temor do Senhor que garante a nossa fé. Vamos crescer na fé enquanto Igreja do Senhor. E quem nos ajuda, auxilia-nos, coloca-nos para frente é o Espírito Santo de Deus; ele é a ajuda, a mão necessária para nos conduzir nas estradas dessa vida!. Amados irmãos e irmãs, que possamos ser submissos a Deus e a Sua vontade, que nos deixemos guiar pela graça do Espírito Santo!. Deus abençoe você!." (Pe Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova).



2º Domingo da Páscoa - 03/04/2016
Primeira Leitura (At 5, 12-16) | Responsório (Sl 117)
Segunda Leitura (Ap 1,9-11a.12-13.17-19) | Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-31)

3º Domingo da Páscoa - 10/04/2016
Primeira Leitura (At 5,27b-32.40b-41) | Responsório (Sl 29)
Segunda Leitura (Ap 5, 11-14) | Anúncio do Evangelho (Jo 21,1-19)

Referências: CançãoNova-LiturgiaDiária
+ [PDF] A Primeira Viagem Missionária - Estudos Bíblicos
+ Lição 12 - As Viagens Missionárias de Paulo

Boa Seamana à Todos, Paz&Bem!!!.