JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

sábado, 30 de maio de 2020

Grupo JUMAC Completa 30 Anos de Evangelização na Paróquia Santa Rita de Cássia de Paraipaba



Nesta terça-feira, dia 26 de Maio, o Grupo JUMAC na Paróquia de Paraipaba completou 30 Anos de Evangelização, a serviço da Igreja e do Povo de Deus. Conheça um pouco mais do grupo através de sua história e dos testemunhos de fé, segue na matéria a mensagem de agradecimento da Coordenação, a todos que contribuíram, e que continuam a participar do grupo.


A HISTÓRIA, A MISSÃO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO JUMAC

O grupo de jovens JUMAC (Juventude Mensageira do Amor de Cristo), com fundação em 26/05/1990, faz parte da Paróquia Santa Rita de Cássia de Paraipaba, tem por finalidade a Evangelização dos jovens, através dos próprios jovens. O processo de formação se dá através do MEJSH (Movimento Encontro de Jovens Shalom) e da Comunidade Shalom (Congregação de Padres Religiosos que Evangelizam a Juventude), na qual se realiza de forma integral: Espiritual, Teologia, Ecológica, Social e Política, sempre na busca do auto conhecimento, despertando uma transformação libertadora, promovendo o Encontro pessoal com Jesus Cristo em todas as dimensões humanas: a Relação com Deus, com o próximo, consigo mesmo e com a natureza, gerando libertação, consciência crítica e compromisso na construção do Reino de Deus e transformação social na promoção da Vida digna para todos. Atuamos nas diversas áreas: Litúrgica, Catequética, Formação, Missão, Cultural (Dança, Teatro - ex: Paixão de Cristo), Animação e formação de grupos de jovens, bem como assessorando os encontros dos mesmos nas comunidades, assim também, Sempre engajados nas atividades da paróquia em parceria e comunhão com as demais pastorais.

Foto: Fundadores JUMAC
Foto com o Padre Alvorada, assessor do grupo até o ano de 2000
Foto com o Padre Vitor Lopes (assessor do grupo atualmente) e o Seminarista Marcelo em Lagoinha
Foto formação do grupo no salão paroquial


TESTEMUNHOS DE FÉ

Em vídeo a integrante do grupo Fátima, fala sobre a importância, a gratidão e a experiência jovem de evangelização vivenciada no Jumac.



"Shalom amigos, Sou a Ritinha e atualmente faço parte da coordenação do grupo de jovens Jumac, para mim é uma grande honra fazer parte deste grupo que tanto proporcionou em minha formação humana e Espiritual, foi através do Jumac que conheci o movimento Shalom, que me apresentou um Cristo Jovem, amigo, companheiro, o cara Legal que mim ama incondicionalmente e que me fez perceber que ele conta comigo pra anunciar esse amor infinito aos jovens e as pessoas que ainda não estiveram a oportunidade de saborear a grandeza do amor de Deus, anunciado por seu filho Jesus Cristo entre nós. Celebrar 30 anos de Jumac é uma grande alegria, pois diante de tantos desafios em especial na  Evangelização da Juventude, nós do Jumac  temos a graça de estarmos caminhando, as vezes com dificuldades, mas acima de tudo com fé e esperança, na certeza de que não estamos sozinhos na missão, Cristo Jovem caminha conosco e somos capazes de perceber ele em nosso meio, a nos guiar e nos animar na caminhada, temos  também o apoio e parceria do movimento Shalom, da Comunidade Shalom e da paróquia Santa Rita de Cássia na pessoa dos párocos e de muitas pessoas que acreditam em nosso trabalho, além de tudo isso os jovens desta paróquia contam conosco, por esse Ideal, sou imensamente grata a Deus por  me chamar a semear o seu amor no meio dos jovens, muito obrigada meu Senhor. Shalom!", disse fraternalmente Ritinha Moraes (Coordenadora do grupo Jumac).


MENSAGEM DE AGRADECIMENTO

Nesse mês de Maio, dia 26, tivemos a alegria e a gratidão ao Deus da vida de celebrar 30 anos de caminhada, de muitos desafios, mas acima de tudo, muitas felicidades e grandes alegrias em estar semeando o amor do Cristo Jovem, nos corações das juventudes em nossa paróquia, como Discípulos missionários, dando a vida na edificação do Projeto de Deus, construindo a Civilização do Amor, na simplicidade, acolhendo os jovens, sendo ponto de apoio e canal do Amor de Deus para com eles. Desta forma, somos gratos a todos e a todas as pessoas que nos ajudam e acreditam e somam conosco nesse sonho de Evangelização. Com nossa Gratidão: Jumac.


Grupo de Jovens Jumac
30 Anos de Evangelização
Paróquia Santa Rita de Cássia - Paraipaba/CE

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Paróquia de Paraipaba: Programação da Coroação de Nossa Senhora 2020 será Transmitida Ao-Vivo


Quando Jesus viu a sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a tua Mãe”, (João 19, 26-27). Com essas palavras, o Evangelho de João revela a importância da Santa Mãe de Deus e a herança deixada pelo próprio Jesus: a relação estabelecida entre Maria e os cristãos. Em Maio, conhecido também como o Mês Mariano, além de comemorarmos o dia das Mães, ao longo de todo o mês, a Igreja celebra-o em devoção a Nossa Senhora. Neste ano, devido a pandemia de Covid-19, seguindo as recomendações de saúde pública, afim de evitar aglomerações e respeitar o isolamento social, muitas atividades sofreram  alterações, assim como aconteceu com a Programação da Coroação de Nossa Senhora 2020.

Na Paróquia Santa Rita de Cássia de Paraipaba, a Coroação de Nossa Senhora será realizada neste Sábado, dia 30 de Maio, a partir das 19:00hrs, na Igreja Matriz, de portas fechadas; Pela internet, através do Facebook Sta Rita Paraipaba, os fiéis são convidados a assistir Ao-vivo todo o momento Celebrativo em honra a Santíssima Virgem Maria, transmissão esta realizada pela Pastoral da Comunicação, apoio: Provedor Hiperlink.

A programação inclui a Música: Cheiro de Rosas (Colo de Deus) com Emanuelle Rodrigues  e a Música: Mãe Rainha com a Coroante: Débora Martins, e muito mais. Pelo facebook, sinta-se convidado(a) a rezar, interceder, saudar, cantar louvores a Deus em honra a Nossa Senhora, nossa Mãe, Rainha e Porta do Céu.

Assunto:
Coroação de Nossa Senhora 2020
Dia 30 de Maio a partir das 19:00hrs
Ao-vivo pelo Facebook Sta Rita Paraipaba.



ORAÇÃO DA SALVE RAINHA

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.


sábado, 23 de maio de 2020

Paróquia de Paraipaba Celebra o Dia de sua Padroeira com Santa Missa na Igreja Matriz de portas fechadas e Transmissão Ao-Vivo pela Internet


Nesta Sexta-feira (22), a Igreja Católica celebrou o Dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como a santa das causas impossíveis. Neste ano, devido a pandemia de Covid-19, seguindo as recomendações de saúde pública, pela primeira vez na História da Paróquia, a Santa Missa em honra a padroeira do Município foi celebrada na Igreja Matriz às 19:00hrs de portas fechadas e transmitida Ao-vivo pela internet.

Em vídeo publicado no Facebook, o pároco Padre José Wilson falou sobre o tríduo que foi cancelado devido a pandemia, e o exemplo de fidelidade de Santa Rita a Jesus Cristo.
"Hoje dia de Santa Rita de Cássia, tínhamos preparado também um tríduo em homenagem a nossa querida padroeira, tínhamos convidado os padres Jadson, Romário e Fabiano para o tríduo, três padres jovens recém ordenados (1 ano de padre), e para encerrar no dia de hoje, o Pe. Arnoldo da Paróquia de Trairi, mas em virtude da situação atual em que enfrentamos, não foi possível realizar este tríduo. Em acordo com o Bispo Diocesano Dom Antônio Roberto Cavuto, ficou combinado de que eu permaneceria com minha mãe e família em Uruburetama até o término do mês, estarei retornando a Paraipaba no dia 30 para a coroação de Nossa Senhora e dia 31 para a festa de Pentecostes. Padre Francisco tem celebrado todos os domingos e hoje (22), ele como Vigário paroquial, representa a minha pessoa pároco e também como pastor desta igreja, estará em comunhão com todos. Que Santa Rita nos proteja. Santa Rita foi guarda fiel e zelosa de Jesus Cristo, também Santa das causas impossíveis, proporcione principalmente saúde, paz, felicidade, as bênçãos de Deus, e que ela também junto dele, possa interceder por todos nós; Hoje também é o dia do abraço, deixo o meu abraço virtual, e que em breve, livre desta doença, abraçar fisicamente a todos, louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.", disse Pe. Wilson que encerrou sua mensagem com a bênção sacerdotal.


EQUIPE LITÚRGICA E FIÉIS ONLINE CELEBRAM EM HONRA A SANTA RITA DE CÁSSIA

A Equipe de Liturgia e Comunicação foi composta no local pelo vigário paroquial Pe. Francisco das Chagas (celebrante), Geane e Nildo (animação), Nonato (animação e salmista), André (comunicação), Inalda (comunicação, 1° leitura e preces do dia) e Chiquinho (sacristão). A Pastoral da Comunicação transmitiu Ao-vivo a Santa Missa, contou com a presença do pároco Pe. Wilson que acompanhou em Uruburetama, e reuniu mais de 120 fiéis pelo Facebook e Instagram da paróquia. Até o fechamento desta matéria, a transmissão pelo facebook atingiu 906 visualizações, a nossa gratidão a todos os irmãos e irmãs que estiveram conosco na audiência, rezando em união com toda a igreja reunida. Durante todo o dia, pelas redes sociais, muitos paroquianos(as) publicaram mensagens de Parabéns a Santa Rita de Cássia pelo seu dia.


A TRISTEZA TRANSFORMADA EM ALEGRIA NO SENHOR

Em sua homilia do dia, Padre Francisco recordou o legado da imagem de Santa Rita de Cássia e o ensinamento de Jesus no evangelho do dia, localizado em João 16,20-23a.

"Hoje celebramos com alegria, em louvor e honra a nossa padroeira Santa Rita de Cássia, mulher que também cuida, acompanha todos os moradores, devotos e devotas de Paraipaba. A pequena imagem de Santa Rita representa também o caminhar de muitas famílias que aqui não mais estão, mas que diante a imagem rezaram, intercederam com fé, e agradeceram a padroeira por uma graça alcançada. No Evangelho do dia (João 16,20-23a), João escreve, ainda dentro da categoria de despedidas de Jesus, Jo 16,20: 'Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.', depois ele fala fazendo uma comparação de uma mulher grávida que sofre as dores do parto para ter o filho, e que depois que a criança vem ao mundo, ela olha para o seu filho feliz, não havendo mais tristeza porque a alegria toma conta, por ter colocado uma criança no mundo, o evangelista João fala como que fazendo essa comparação, da tristeza a alegria.

Nós temos muitos momentos de tristeza, faz parte da vida humana, mas não é algo definitivo, Deus não nos criou para tristeza, e como cristãos, nós temos uma alegria e uma certeza: o de abraçar o Reino de Deus. Onde deve fincar a verdadeira alegria?, no seguimento a Cristo. A nossa confiança deve estar no Senhor, e nós percorrendo nossos dias, mesmo diante as tribulações, com fé, a nossa tristeza é transformada em alegria, porque o senhor está conosco. O evangelista João diz, Jo 16,22: 'ninguém vos poderá tirar a vossa alegria'. Onde está a nossa alegria?: está em Cristo e participar do Reino de Deus, ter uma vida fincada em Cristo Jesus, assim como foi a vida de Santa Rita de Cássia, conhecemos a sua história, foi uma mulher casada, teve filhos, em muitos momentos passou por perseguições e sofrimentos, mas que hoje recebeu a glória, a coroa da vitória, e hoje em dia muitas pessoas podem olhar para ela, olhar para sua vida de doação, que soube passar por todos os momentos de sofrimento; Confiantes no Senhor, hoje para nós, ela nos aponta também como uma seta, para Cristo Jesus. O Mundo tem desilusão, mas não podemos parar no caminho, lá adiante, um dia em que não precisaremos mais perguntar nada, ou seja, nada mais nos aflige, este dia é o dia da nossa vitória, vitória que chegou a Santa Rita, e com ela, podemos proclamar também esta vitória em nossas vidas.", disse Padre Francisco.

A Santa Missa foi encerrada com a bênção sacerdotal e o hino oficial da padroeira de Paraipaba. Conheça um pouco da História de vida de Santa Rita de Cássia logo abaixo:

HISTÓRIA DE VIDA E ORAÇÃO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

22-05
HISTÓRIA DE VIDA - Em 1381, na cidade de Cássia (Itália), nascia Rita Lotti. Na infância já apresentava o desejo de se consagrar a vida religiosa. Mãe, teve dois filhos com Paulo Ferdinando, homem entregue a vícios, foi assassinado e despertou nos filhos, o desejo de vingança. Suplicando a Deus para que levasse seus filhos, antes que cometessem esse grave pecado, os filhos de Rita então partiram para morada de Deus. Rita entregou-se à oração, penitência e obras de caridade, milagrosamente entrou no Covento Agostiniano em Cássia; Ao pedir a Jesus para sentir um pouco de sua dor na Cruz, recebeu um Estigma na testa, fazendo-a a ficar enferma, tal ferida cheirava mal e incomodava os demais, a mesma foi resguardada. Uma parenta a visitou e perguntou se ela desejava algo, Rita respondeu que queria uma Rosa, porém era inverno e a neve cobria tudo, a parente mesmo assim, foi à horta e grande foi a sua surpresa, havia no local uma belíssima rosa, a colheu e a levou a Rita. Em 22 de maio de 1457, Rita veio a falecer com 76 anos, em seu quarto que antes cheirava mau devido a ferida, deu lugar ao cheiro de rosas, um perfume suavíssimo que se espalhou por todo o Convento, como que por ação da Divina Providência, os sinos da igreja de Cássia tocaram "sozinhos". Em 1627 foi beatificada, Em 1900 foi canonizada pela Igreja Católica e Em 1961 foi criado na cidade de Cássia um Santuário de Santa Rita, onde está o Corpo da Santa. Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida, pois é conhecida como a “Santa da Causas Impossíveis”.

ORAÇÃO - Ó Poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés uma alma desamparada que necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tem o título de Santa dos Casos Impossíveis e Desesperados. Ó cara santa interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça que tanto necessito (faça o pedido). Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece. Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço. Santa Rita, Advogada dos Impossíveis, rogai por nós.




22 DE MAIO
VIVA SANTA RITA DE CÁSSIA!.


Domingo, 24 de Maio, dia da Ascensão do Senhor
* Liturgia:
     Primeira Leitura (At 1,1-11);
     Salmo Responsorial (Sl 46);
     Segunda Leitura (Ef 1,17-23);
     Anúncio do Evangelho (Mt 28,16-20).
* Transmissão:
     Santa Missa Ao-vivo às 19:00hrs pelo Facebook Sta Rita Paraipaba.
     Acompanhe também pela Televisão, através dos canais de âmbito católico.
     Não deixe de participar, #fiqueemcasa.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Papa Francisco: A Missão é um Dom Gratuito do Espírito e Testemunhar com Alegria e Compromisso a Palavra de Deus

https://www.vaticannews.va/content/dam/vaticannews/agenzie/images/srv/2020/05/10/2020-05-10-regina-coeli/1589105848619.JPG/_jcr_content/renditions/cq5dam.thumbnail.cropped.750.422.jpeg

A MISSÃO É UM DOM GRATUITO DO ESPÍRITO SANTO

Nesta quarta-feira (20), o Papa Francisco destacou que o ensinamento da palavra de salvação de Cristo e seu anúncio na vida diária, devem ser o ideal e o compromisso de cada um. O anúncio do Evangelho é “uma coisa diferente de qualquer proselitismo político ou cultural, psicológico ou religioso”. A missão é um dom gratuito do Espírito e não pode ser confiada a “percursos sofisticados e trabalhosos de formação”, nem ser confiada a “sistemas eclesiásticos” que “parecem absorvidos pela obsessão de se promover a si mesmos e às suas iniciativas”, talvez “em chave publicitária”.

Francisco recorda que o “delineamento mais íntimo” da missão da Igreja é “o de ser obra do Espírito Santo, e não consequência das nossas reflexões e intenções”. Receber a alegria do Espírito “é uma graça” e também “a única força que podemos ter para pregar o Evangelho”. A salvação “não é consequência das nossas iniciativas missionárias, nem dos nossos discursos sobre a encarnação do Verbo”, mas “pode vir para cada um mediante o olhar do encontro com Ele, que nos chama” e, portanto, ser a consequência e o reflexo de alegria e gratidão. Anuncia o Evangelho que testemunha a obra de Outro.

Outros traços distintivos são a gratidão e gratuidade, porque o “ardor missionário nunca se pode obter em consequência de um raciocínio ou de um cálculo” ou porque há uma obrigação nesse sentido, mas é “um reflexo da gratidão”. A seguir, a humildade, porque “se a felicidade e a salvação não são nossa possessão nem uma meta alcançada pelos nossos méritos, o Evangelho de Cristo só pode ser anunciado com humildade”, sem arrogância. Há também a característica do facilitar, não complicar: o trabalho missionário autêntico não acrescenta “pesos inúteis às vidas já afadigadas das pessoas”, e não impõe “percursos sofisticados e trabalhosos de formação para usufruir daquilo que o Senhor concede com facilidade”. Outros traços distintivos são a aproximação à vida real, porque a missão “alcança as pessoas sempre onde estão e como estão, nas suas vidas reais”. O “sensus fidei” do povo de Deus e a predileção pelos humildes e os pobres que “para a Igreja não é uma opção facultativa”.

TESTEMUNHAR COM ALEGRIA A PALAVRA DE DEUS

Mais uma vez um convite à missão, ao anúncio do Evangelho e ao testemunho diário. São palavras do Papa no final da Audiência Geral desta quarta-feira (20), durante as saudações em italiano aos fiéis conectados via streaming. Francisco antecipa a Solenidade da Ascensão do Senhor, exortando todos a serem "testemunhas generosas de Cristo Ressuscitado", conscientes de que Ele, subindo aos céus, não abandona ninguém, ao contrário, "Ele está sempre conosco e nos sustenta ao longo do caminho". "Dirijo um pensamento especial aos jovens, aos idosos, aos doentes e aos recém-casados. Jesus Cristo, subindo ao céu, deixa uma mensagem e um programa para toda a Igreja: “Ide e ensinai todas as nações... ensinando-as a observar tudo o que vos ensinei. Que seja seu ideal e seu compromisso, tornar conhecida a palavra de salvação de Cristo e dar testemunho dela na vida diária. A todos minha bênção!”

Na quinta-feira da sexta semana da Páscoa, 40 dias após a Ressurreição, a Solenidade da Ascensão é celebrada no Vaticano e em alguns países do mundo, e em outros, é adiada para o domingo seguinte. Para a Igreja Católica, a Ascensão é o prelúdio ao Pentecostes e de alguma forma marca o início de sua história e de sua missão junto com a humanidade. Francisco o recorda todos os anos nesta ocasião, insistindo no compromisso de cada cristão com o anúncio da salvação. 

Por fim, durante a homilia da Missa na Casa Santa Marta de 26 de maio de 2017, o Pontífice pedia para que este episódio nos desse estímulo para subir ao Céu, conhecer Cristo de perto e contar aos homens as suas obras e os seus prodígios: “Jesus, antes de partir disse: ‘Ide e fazei discípulos em todas as nações’. O lugar do cristão é o mundo para anunciar a Palavra de Jesus, para anunciar que fomos salvos, que Ele veio para nos dar a graça, para nos levar todos com Ele diante do Pai”.

Palavras-chaves: Testemunho, Espírito, Alegria, Gratidão, Gratuidade, Humildade, Aproximação.

Fontes:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-05/audiencia-geral-saudacoes-ascensao-jesus.html
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-05/papa-francisco-mensagem-pontificias-obras-missionarias.html

domingo, 17 de maio de 2020

Reflexão Papa Francisco do 6º Domingo de Páscoa e o Novo Livro Gratuito Publicado pela Santa Sé


* REFLEXÃO EVANGELHO DO DIA

Neste sexto domingo da Páscoa, dia 17 de Maio, na Biblioteca do Palácio Apostólico no Vaticano, o Papa Francisco refletiu a leitura do Evangelho do dia, que se encontra em João no capítulo 14, 15-21, onde fala do lindo amor de Deus.

O AMOR, O ESPÍRITO E A PALAVRA DE DEUS
Amor: Jesus nos pede para amá-lo, mas explica: esse amor não termina num desejo por Ele, ou num sentimento, não, requer a disponibilidade para seguir Seu caminho, ou seja, a vontade do Pai. E isto se resume no mandamento do amor recíproco, dado pelo próprio Jesus: "Como eu vos amei, assim também vos ameis uns aos outros" (Jo 13:34). Ele não disse: "Amai-me como eu vos amei", mas "amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Ele nos ama sem nos pedir nada em troca, e quer que esse seu amor gratuito se torne a forma concreta da vida entre nós: essa é a sua vontade. Espírito: O próprio Espírito os guia, os ilumina, os fortalece, para que cada um caminhe na vida, mesmo através das adversidades e dificuldades, nas alegrias e tristezas, permanecendo na estrada de Jesus. Isto é possível precisamente permanecendo dóceis ao Espírito Santo, para que, através de Sua presença operante, Ele possa não só consolar, mas transformar os corações, abrindo-os à verdade e ao amor. Palavra: A Palavra de Deus nos é dada como a Palavra de vida, que transforma, que renova, que não julga para condenar, mas cura e tem como finalidade o perdão. Uma Palavra que é luz para os nossos passos. E tudo isso é obra do Espírito Santo! Ele é o Dom de Deus, é o próprio Deus, que nos ajuda a sermos pessoas livres, pessoas que querem e sabem amar, pessoas que compreenderam que a vida é uma missão para proclamar as maravilhas que o Senhor realiza naqueles que confiam n’Ele., disse Papa Francisco.
A entrega final do Papa é à Virgem Maria, "modelo da Igreja que sabe escutar a Palavra de Deus e acolher o dom do Espírito Santo": para que ela nos ajude, pede Francisco, a viver com alegria o Evangelho, sabendo que o Espírito Santo nos sustenta e nos guia.

* LIVRO GRATUITO DA SANTA SÉ

https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/11/2020/05/denise-capa-3-2.png
O Dicastério para a Comunicação da Santa Sé lançou no dia 15 de Maio, junto com a LEV, Livraria Editora Vaticana o livro “Fortes na tribulação. A comunhão da Igreja ajuda em tempos de provação”, que pretende "ser um pequeno auxilio oferecido a todos, para poder ver e experimentar na dor, no sofrimento, na solidão e no medo a proximidade e a ternura de Deus".

PREFÁCIO - Característica da morte na época da Covid-19 é precisamente a solidão, a impossibilidade de ter ao nosso lado os entes queridos, a impossibilidade de receber os sacramentos, de se confessar, de ser acompanhado até ao último suspiro por uma voz amiga a não ser a dos médicos ou enfermeiros que trabalham nas unidades hospitalares até ao extremo das suas forças. Precisamente a eles transmitimos a nossa gratidão, porque lutam todos os dias na linha da frente pela vida das pessoas. O texto está dividido em três partes. Na primeira encontramos orações, ritos, súplicas para os momentos difíceis. São textos que provêm de diversos contextos eclesiais, pertencentes a diferentes épocas históricas e, por isso, podem ser mais uma fonte de partilha em nível da Igreja universal. Há orações pelos doentes, pela libertação do mal, para se abandonar com confiança à ação do Espírito Santo. Depois há uma segunda parte, que reúne as indicações da Igreja para continuar a viver e a acolher a graça do Senhor, o dom do perdão e da Eucaristia, a força das celebrações pascais, ainda que não possamos participar fisicamente dos sacramentos. Por fim a terceira parte, que reúne as palavras que o Papa Francisco pronunciou a partir de 9 de março passado para ajudar toda a comunidade eclesial neste tempo de provação: são sobretudo as homilias diárias da Missa em Santa Marta e os textos do Angelus dominical.

Este livro está a disposição de todos, tem uma característica fundamental: é constantemente atualizado à luz dos novos pronunciamentos do Papa e da “redescoberta” de outros tesouros da nossa tradição eclesial. Na capa há uma imagem do Arcanjo Miguel, que protege a Igreja contra o mal e nos ampara nesta difícil provação. O livro publicado no site da Livraria Editora Vaticana em PDF, pode ser baixado pelo link disponibilizado pelo portal Vaticano News, e compartilhado logo abaixo.

Pdf Icons - Download 114 Free Pdf icons here
Link para Baixar o Livro
“Fortes na tribulação. A comunhão da Igreja ajuda em tempos de provação”



Fontes:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-05/papa-rainha-coeli-mandamentos-espirito-santo.html
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-05/dicasterio-para-a-comunicacao-publica-livro-para-ajudar.html

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Paróquia de Paraipaba: Confira como ficou o Calendário de Festas de Padroeiros(as) - De Julho a Dezembro de 2020


A Paróquia Santa Rita de Cássia de Paraipaba, Em tempo de Covid-19, sempre esteve e continua seguindo, as recomendações dos Decretos Estadual e Municipal e as orientações do Bispo Diocesano de Itapipoca Dom Antônio Roberto Cavuto; Com o prorrogação do prazo de isolamento social, algumas atividades paroquiais tiveram que ser adaptadas e outras adiadas.

1. ATIVIDADES QUE CONTINUAM ACONTECENDO

1.1. A Secretaria da Paróquia continua com serviço interno e atendimento ao público, apenas no período da manhã, De Segunda-feira a Sábado, no horário de 07:30hrs às 11:30hrs;

1.2. Todo Domingo às 19hrs: Santa Missa na Igreja Matriz com transmissão Ao-vivo pelo Instagram e Facebook da paróquia;

1.3. Toda Segunda-feira às 19hrs: Santo Terço Mariano na Igreja Matriz com transmissão Ao-vivo pelo Facebook da paróquia - link: www.facebook.com/ParoquiadeParaipaba.

1.4. Todo dia 13 de cada mês: Santa Missa em honra a Nossa Senhora na Igreja Matriz com transmissão Ao-vivo pelo Instagram ou Facebook da paróquia.


2. ATIVIDADES QUE FORAM ADIADAS

2.1. Oito festas de padroeiros(as) tiveram sua programação adiada, são elas:
1) Centro Gerencial (03 a 13/05) para 11 a 20 de SETEMBRO;
2) Sítio Penha (17 a 26/05) para 21 a 30 de AGOSTO;
3) Setor D1 (22 a 31/05) para. 01 a 10 de SETEMBRO;
4) Córrego do Mato (04//05 a 13/05) para 31 de JULHO a 09 de AGOSTO;
5) Setor B (14 a 24/06) para 20 a 30 de AGOSTO;
6) Boa Vista (19 a 29/06) para 05 a 15 de NOVEMBRO;
7) Setor C2 (03 a 13/06) para 05 a 15 de DEZEMBRO;
8) Barreiras (24/06 a 03/07) para 14 a 23 de DEZEMBRO.

2.2. Confira abaixo o Calendário de Festas de Padroeiros(as) para o Segundo Semestre - De Julho a Dezembro de 2020:
1) N. Sra. da Saúde (Monte Alverne - 16 a 26 /07);
2) S. João Batista (Córrego do Mato - 31/07 a 09/08);
3) N. Sra. dos Prazeres (Lagoinha - 05 a 15/08);
4) S. João Batista (Setor B - 20 a 30/08);
5) N. Sra. de Fátima (Sítio Penha - 21 a 30/08);
6) Divino Espírito Santo (Setor D 1 - 01 a 10/09);
7) N. Sra. das Graças (Setor C 1 - 03 a 13/09);
8) N. Sra. de Fátima (Centro Gerencial - 11 a 20/09);
9) S. Miguel Arcanjo (S. Miguel - 19 a 29/09);
10) São Francisco de Assis (Setor E - 25/09 a 04/10);
11) N. Sra. do Rosário (Rosário - 28/09 a 07/10);
12) N. Sra. Aparecida (Camburão - 02 a 12/10);
13) Sta. Edwiges (Lourenço - 07 a 16/10);
14) Santa Rita de Cássia (Matriz - 22/10 a 01/11);
15) N. Sra. da Providência (Alto do Cipó - 04 a 14/11);
16) São Pedro (Boa Vista - 05 a 15/11);
17) São Luiz Guanella (Cacimbão - 13 a 22/11);
18) N. Sra. da Conceição (Calumbi - 29/11 a 08/12);
19) N. Sra. da Conceição (Gangorra - 29/11 a 08/12);
20) Santa Luzia ( Setor D 2 - 03 a 13/12);
21) Santo Antônio (Setor C 2 - 05 a 15/12);
22) N. Sra. da Esperança (Bairro Boa Esperança - Tríduo/Dia da festa - 25 a 28/11);
23) Sagrado Coração de Jesus (Barreiras - 14 a 23/12).
2.3. Outras atividades adiadas: Reuniões presenciais de Pastorais, Grupos e Movimentos da paróquia, Trabalhos de reforma de algumas Igreja/Capelas que estavam sendo feitos. A Missa da Pastoral da Pessoa Idosa que acontece todo quarto sábado fica suspensa nos meses de Maio, Junho e Julho.


Resumo: As Missas de Domingos e o Terço Mariano de Segunda-feiras são transmitidos ao-vivo pela internet, no Instagram ou Facebook Sta Rita Paraipaba, A Secretaria da paróquia funciona apenas no período da manhã. 08 (oito) festas de padroeiros(as) foram adiadas, evitando assim aglomerações, em respeito ao isolamento social, a favor da Vida, Dom de Deus que precisa ser sempre valorizado em primeiro lugar. A Igreja orienta os fiéis a ficarem em casa, sair de casa somente em caso de necessidade e com o uso obrigatório de máscara. A Oração nos fortalece, em casa, sozinho ou em família, devem procurar participar de momentos de oração que são transmitidos diariamente, através dos meios de comunicação de âmbito católico.


terça-feira, 12 de maio de 2020

MENSAGEM AOS DIZIMISTAS DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DE PARAIPABA

Banner-Dizimo - Santuário Divina Misericórdia
O dízimo “está relacionado com a experiência de Deus, que, por amor, entregou seu Filho por nós e por todo o mundo” (Doc. CNBB 106, 8). Esta relação com Deus se concretiza a partir da oferta financeira feita de modo generoso e deliberado. O fiel não partilha seu dízimo por um aspecto institucional somente, mas a partir de uma relação com “aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão.” (Doc. 106, 29). Estamos falando da dimensão religiosa do dízimo, que com as demais tornam ainda mais claro seu papel na vida da comunidade. “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria. ” (2Cor 9,7). A Santa Missa do V Domingo de Páscoa, dia 10 de maio, foi em honra também aos Dizimistas, confira abaixo a Mensagem da Pastoral do Dízimo, dos Padres Pe. José Wilson (pároco) e Pe. Francisco (vigário) aos Dizimistas da Paróquia Santa Rita de Cássia de Paraipaba.

MENSAGEM AOS DIZIMISTAS

"Neste segundo Domingo, dia em que nossa Paróquia celebra a Gratuidade de nossos Dizimistas, queremos neste momento render nossos louvores a Deus pela vida de cada um e nosso agradecimento pela generosidade e fidelidade de todos por manterem mesmo em tempos difíceis o compromisso na partilha para com nossa Igreja. Sabemos que embora não estamos tendo missas presenciais, mas os compromissos paroquiais permanecem e honrar estes serviços só seria possível como é, com a ajuda de todos vocês Dizimistas. Portanto, agradecemos a todos os Dizimistas da sede e das comunidades, é gratificante sabermos que neste tempo difícil podermos tê-los fiéis ao nosso lado e sentir que vocês não são dizimistas por acaso, mas por amor! Agradecemos por vocês terem um coração sensível à bondade de Deus, que se abre a Ele em ação de graças. Pela perseverança na contribuição do dízimo e enfim, porque sabemos que podemos contar com vocês nesta obra que o Senhor nos confiou.
Dízimo é um ato de louvor. É um agradecimento a Deus por tudo o que temos e somos. O Dízimo leva-nos a imitar Deus na generosidade, educa-nos para a vida de comunidade e torna-nos irmãos e irmãs de todos. Que Deus os abençoem e Nossa Senhora os protejam de todos os perigos. A cada um e a vossas famílias.  Perseverem sempre na fé, na esperança e na caridade.",
Pastoral do Dízimo.
Pároco Padre Wilson.
Vigário Padre Francisco.

https://www.catedraljoinville.com.br/area/img/artigos/2e986faa2d73610ed7b828152979f71f.jpg
A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto na Igreja particular.” (Doc. 106, 36). Você que tem vontade em participar da Pastoral do Dízimo, entre em contato conosco pelo link Clique aqui.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Devido a Pandemia de Coronavírus: Paróquia de Paraipaba Cancela o Tríduo da Padroeira e Prorroga Sete Festas de Padroeiros(as)



DECRETO ESTADUAL E MUNICIPAL

No dia 05 de Maio, terça-feira, o Governador do Estado do Ceará Camilo Santana anunciou em suas redes sociais, ao lado do prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, um novo decreto estadual prorrogando o isolamento social e o uso obrigatório de máscaras, em todo o Ceará, até o 20 de maio. Um segundo decreto que entrou em vigor hoje, dia 8, estabelece o isolamento social mais rígido em Fortaleza, em um dos artigos diz:
- Ficam vedadas a circulação de pessoas em locais ou espaços públicos, tais como praias, praças, calçadões, salvo quando em deslocamentos imprescindíveis para acessar as atividades essenciais.

Segundo o governador, mesmo com todo o esforço em ter novos leitos, o sistema de saúde está chegando ao limite: "Após uma série de estudos, pesquisas e projeções, decidimos recorrer às medidas mais rígidas para o isolamento social. Nós temos os números que comprovam que o nível de isolamento social reduziu muito, refletindo no aumento no número de casos e óbitos no Ceará, principalmente em Fortaleza. Mesmo com todo o esforço de abrir mais de mil novos leitos, o nosso sistema de saúde está chegando ao limite. O objetivo será sempre o de salvar vidas", destacou Camilo. Fonte: www.ceara.gov.br.
A Prefeitura Municipal de Paraipaba publicou, em último Boletim Epidemiológico no dia 07 de Maio às 18hrs pelo facebook, o número de casos de Covid-19 na cidade, ao todo já são 34 casos confirmados, sendo 22 casos em isolamento domiciliar, 02 casos internados, 10 casos recuperados, e nenhum caso de óbito; No Site do órgão público, contém o decreto municipal que segue as orientações do decreto estadual, link: www.paraipaba.ce.gov.br.

MENSAGEM DO BISPO DIOCESANO

No dia 06 de maio, quarta-feira, o Bispo Diocesano de Itapipoca Dom Antônio Roberto Cavuto, divulgou uma mensagem renovando o seu pedido para que as atividades pastorais e administrativas da Diocese e das Paróquias permaneçam obedecendo o Decreto Estadual, informou que as paróquias da Forania 1 já foram contempladas com 60 cestas básicas cada, oriundas da Fundação Banco do Brasil, a Cáritas Diocesana organizará a confecção de mais 500 novas cestas básicas, para também ser repassadas a famílias carentes, com um custo total de R$:25.000,00 (vinte e cinco mil), fruto dos seguintes recursos: R$10.000,00 da Reserva emergencial da Caritas Diocesana + R$2.500,00 da Contribuição da Comunidade Católica Shalom + R$12.500,00 da Reserva emergencial da Diocese de Itapipoca. O Bispo reforçou o pedido do Papa Francisco para os fiéis rezarem o Santo Terço nas formas individual, familiar ou comunitária, e que procurem participar das Celebrações e dos momentos de Oração que são transmitidos pelos meios de comunicação.

"Continuemos participando das Celebrações Eucarísticas e dos momentos de oração à distância, com tantas oportunidades que nos são dadas pelos Meios de Comunicação Social. A todos vocês envio o meu forte e fraterno abraço, desejando que estejam vivendo a firme convicção de que o Senhor está no meio de nós, vivo e ressuscitado, como Bom Pastor que cuida de cada um(a) de nós.", disse Dom Antônio.

Em virtude da pandemia, considerando os decretos estadual e municipal, considerando as recomendações do Ministério da Saúde, em obediência a mensagem do Bispo Diocesano, em defesa e preservação da vida, evitando assim aglomerações e reconhecendo a importância de manter o isolamento domiciliar, a Paróquia Santa Rita de Cássia de Paraipaba, teve que cancelar o tríduo de sua padroeira e prorrogar sete festas de padroeiros(as).

FESTA DE PADROEIROS(as) PRORROGADAS

Após consulta com coordenadores de comunidades, as sete festas de padroeiros(as) que estavam previstas para serem realizadas em maio e junho, foram todas prorrogadas, confira abaixo como ficou a nova programação:

1) Centro Gerencial (03 a 13/05) para 11 a 20 de SETEMBRO;
2) Sitio Penha (17 a 26/05) para 21 a 30 de AGOSTO;
3) Setor D1 (22 a 31/05) para. 01 a 10 de SETEMBRO;
4) Setor C2 (03 a 13/06) para 02 a 12 de JULHO;
5) Setor B (14 a 24/06) para 20 a 30 de AGOSTO;
6) Boa Vista (19 a 29/06) para 29 de JUNHO a 09 de JULHO;
7) Barreiras (24/06 a 03/07) para 14 a 23 de DEZEMBRO.

TRÍDUO DA PADROEIRA CANCELADO

Neste mês de Maio, o Tríduo de Santa Rita de Cássia que estava programado para ser realizado na Igreja Matriz, teve que ser cancelado. Em mensagem publicada nesta semana, o pároco Pe. Wilson e o vigário paroquial Pe. Francisco, agradecem os padres que já tinham confirmado presença no local.

"Em virtude da prorrogação do decreto governamental, permanecendo os templos religiosos fechados, comunico o cancelamento do Tríduo de Santa Rita. Embora incerto do pós 20 de maio, espero que seja possível celebrar no dia 22 em homenagem a nossa padroeira no dia a ela dedicado no calendário litúrgico. Se pudermos tomaremos todos os cuidados necessários exigidos pelos órgãos de saúde. Agradecemos aos Pes. Romário, Fabiano, Jadson e Arnoldo que deram seu sim para esse tríduo considerado na última assembleia paroquial como um dos eventos ocorrido em 2019. Que Deus os abençoe e Santa Rita os proteja.", disse os padres.

MENSAGEM DO PÁROCO E VIGÁRIO PAROQUIAL

Em vídeo publicado no dia 06 de Maio pelo facebook da paróquia, o Pároco Pe. José Wilson e o Vigário Pe. Francisco das Chagas, falaram sobre a importância de seguir as recomendações de saúde pública.

"Sei de todo o problema da economia, mas também não existe economia sem vida. Então continuemos unidos fazendo a experiência da Igreja Doméstica. Sentimos a falta da eucaristia, sim quem não sente, mas é interessante sabermos que jesus está no meio de nós, de vários modos, de várias maneiras, e ele mesmo, eu tenho certeza, que quer nesse momento, que você fique em casa, faça sua comunhão espiritual e que defenda a vida de seus entes queridos ", disse Pe. Wilson.

"Aquilo de bom, a esperança, a oração, a fé, a partilha, como família, como cristãos, o que nós temos favorecido?, o que nós temos conversado e proporcionado em casa?, e depois o senhor vai fazendo conosco, até chegarmos então a luz da fé, para vencer este problema; Deixar o coração amedrontado, desesperançoso, por aquele que o Senhor nos oferece, aquilo que de fato ele é, a força, a luz, o cristo ressuscitado, então ele se faz o nosso amigo, ele está junto de nós, e que nós possamos continuar este caminho até chegarmos um dia a vencermos tudo em sua companhia, em sua presença no meio de nós, enquanto isso, fiquemos em casa.", disse Pe. Francisco.




Link vídeo: https://www.facebook.com/ParoquiadeParaipaba/videos/2559925657668634/


Evangelho do dia 08 de maio de 2020 - João 14, 1-6
JESUS NÃO NOS ABANDONA, ESTÁ CONOSCO E ANUNCIA O SEU CAMINHO
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.