Nesta Sexta-feira (22), a Igreja Católica celebrou o Dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como a santa das causas impossíveis. Neste ano, devido a pandemia de Covid-19, seguindo as recomendações de saúde pública, pela primeira vez na História da Paróquia, a Santa Missa em honra a padroeira do Município foi celebrada na Igreja Matriz às 19:00hrs de portas fechadas e transmitida Ao-vivo pela internet.
Em vídeo publicado no
Facebook, o pároco Padre José Wilson falou sobre o tríduo que foi cancelado devido a pandemia, e o exemplo de fidelidade de Santa Rita a Jesus Cristo.
"Hoje dia de Santa Rita de Cássia, tínhamos preparado também um tríduo em homenagem a nossa querida padroeira, tínhamos convidado os padres Jadson, Romário e Fabiano para o tríduo, três padres jovens recém ordenados (1 ano de padre), e para encerrar no dia de hoje, o Pe. Arnoldo da Paróquia de Trairi, mas em virtude da situação atual em que enfrentamos, não foi possível realizar este tríduo. Em acordo com o Bispo Diocesano Dom Antônio Roberto Cavuto, ficou combinado de que eu permaneceria com minha mãe e família em
Uruburetama até o término do mês, estarei retornando a Paraipaba no dia 30
para a coroação de Nossa Senhora e dia 31 para a festa de Pentecostes. Padre Francisco tem celebrado todos os domingos e hoje (22), ele como Vigário paroquial, representa a minha pessoa pároco e também como pastor desta igreja, estará em comunhão com todos. Que Santa Rita nos proteja. Santa Rita foi guarda fiel e zelosa de Jesus Cristo, também Santa das causas impossíveis, proporcione principalmente saúde, paz, felicidade, as bênçãos de Deus, e que ela também junto dele, possa interceder por todos nós; Hoje também é o dia do abraço, deixo o meu abraço virtual, e que em breve, livre desta doença, abraçar fisicamente a todos, louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.", disse Pe. Wilson que encerrou sua mensagem com a bênção sacerdotal.
EQUIPE LITÚRGICA E FIÉIS ONLINE CELEBRAM EM HONRA A SANTA RITA DE CÁSSIA
A Equipe de Liturgia e Comunicação foi composta no local pelo vigário paroquial Pe. Francisco das Chagas (celebrante), Geane e Nildo (animação), Nonato (animação e salmista), André (comunicação), Inalda (comunicação, 1° leitura e preces do dia) e Chiquinho (sacristão). A Pastoral da Comunicação transmitiu Ao-vivo a Santa Missa, contou com a presença do pároco Pe. Wilson que acompanhou em Uruburetama, e reuniu mais de 120 fiéis pelo
Facebook e Instagram da paróquia. Até o fechamento desta matéria, a transmissão pelo facebook atingiu 906 visualizações, a nossa gratidão a todos os irmãos e irmãs que estiveram conosco na audiência, rezando em união com toda a igreja reunida. Durante todo o dia, pelas redes sociais, muitos paroquianos(as) publicaram mensagens de Parabéns a Santa Rita de Cássia pelo seu dia.
A TRISTEZA TRANSFORMADA EM ALEGRIA NO SENHOR
Em sua homilia do dia, Padre Francisco recordou o legado da imagem de Santa Rita de Cássia e o ensinamento de Jesus no evangelho do dia, localizado em João 16,20-23a.
"Hoje celebramos com alegria, em louvor e honra a nossa padroeira Santa Rita de Cássia, mulher que também cuida, acompanha todos os moradores, devotos e devotas de Paraipaba. A pequena imagem de Santa Rita representa também o caminhar de muitas famílias que aqui não mais estão, mas que diante a imagem rezaram, intercederam com fé, e agradeceram a padroeira por uma graça alcançada. No Evangelho do dia (João 16,20-23a), João escreve, ainda dentro da categoria de despedidas de Jesus, Jo 16,20: 'Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos
lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa
tristeza se transformará em alegria.', depois ele fala fazendo uma comparação de uma mulher grávida que sofre as dores do parto para ter o filho, e que depois que a criança vem ao mundo, ela olha para o seu filho feliz, não havendo mais tristeza porque a alegria toma conta, por ter colocado uma criança no mundo, o evangelista João fala como que fazendo essa comparação, da tristeza a alegria.
Nós temos muitos momentos de tristeza, faz parte da vida humana, mas não é algo definitivo, Deus não nos criou para tristeza, e como cristãos, nós temos uma alegria e uma certeza: o de abraçar o Reino de Deus. Onde deve fincar a verdadeira alegria?, no seguimento a Cristo. A nossa confiança deve estar no Senhor, e nós percorrendo nossos dias, mesmo diante as tribulações, com fé, a nossa tristeza é transformada em alegria, porque o senhor está conosco. O evangelista João diz, Jo 16,22: 'ninguém vos poderá tirar a vossa alegria'. Onde está a nossa alegria?: está em Cristo e participar do Reino de Deus, ter uma vida fincada em Cristo Jesus, assim como foi a vida de Santa Rita de Cássia, conhecemos a sua história, foi uma mulher casada, teve filhos, em muitos momentos passou por perseguições e sofrimentos, mas que hoje recebeu a glória, a coroa da vitória, e hoje em dia muitas pessoas podem olhar para ela, olhar para sua vida de doação, que soube passar por todos os momentos de sofrimento; Confiantes no Senhor, hoje para nós, ela nos aponta também como uma seta, para Cristo Jesus. O Mundo tem desilusão, mas não podemos parar no caminho, lá adiante, um dia em que não precisaremos mais perguntar nada, ou seja, nada mais nos aflige, este dia é o dia da nossa vitória, vitória que chegou a Santa Rita, e com ela, podemos proclamar também esta vitória em nossas vidas.", disse Padre Francisco.
A Santa Missa foi encerrada com a bênção sacerdotal e o hino oficial da padroeira de Paraipaba. Conheça um pouco da História de vida de Santa Rita de Cássia logo abaixo:
HISTÓRIA DE VIDA E ORAÇÃO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

HISTÓRIA DE VIDA - Em 1381, na cidade de Cássia (Itália), nascia Rita Lotti. Na infância já apresentava o desejo de se consagrar a vida religiosa. Mãe, teve dois filhos com Paulo Ferdinando, homem entregue a vícios, foi assassinado e despertou nos filhos, o desejo de vingança. Suplicando a Deus para que levasse seus filhos, antes que cometessem esse grave pecado, os filhos de Rita então partiram para morada de Deus. Rita entregou-se à oração, penitência e obras de caridade, milagrosamente entrou no Covento Agostiniano em Cássia; Ao pedir a Jesus para sentir um pouco de sua dor na Cruz, recebeu um Estigma na testa, fazendo-a a ficar enferma, tal ferida cheirava mal e incomodava os demais, a mesma foi resguardada. Uma parenta a visitou e perguntou se ela desejava algo, Rita respondeu que queria uma Rosa, porém era inverno e a neve cobria tudo, a parente mesmo assim, foi à horta e grande foi a sua surpresa, havia no local uma belíssima rosa, a colheu e a levou a Rita. Em 22 de maio de 1457, Rita veio a falecer com 76 anos, em seu quarto que antes cheirava mau devido a ferida, deu lugar ao cheiro de rosas, um perfume suavíssimo que se espalhou por todo o Convento, como que por ação da Divina Providência, os sinos da igreja de Cássia tocaram "sozinhos". Em 1627 foi beatificada, Em 1900 foi canonizada pela Igreja Católica e Em 1961 foi criado na cidade de Cássia um Santuário de Santa Rita, onde está o Corpo da Santa. Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida, pois é conhecida como a “Santa da Causas Impossíveis”.
ORAÇÃO - Ó Poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés uma alma desamparada que necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tem o título de Santa dos Casos Impossíveis e Desesperados.
Ó cara santa interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça que tanto necessito (faça o pedido).
Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste.
Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece. Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.
Santa Rita, Advogada dos Impossíveis, rogai por nós.
22 DE MAIO
VIVA SANTA RITA DE CÁSSIA!.
Domingo, 24 de Maio, dia da Ascensão do Senhor
* Liturgia:
Primeira Leitura (At 1,1-11);
Salmo Responsorial (Sl 46);
Segunda Leitura (Ef 1,17-23);
Anúncio do Evangelho (Mt 28,16-20).
* Transmissão:
Santa Missa Ao-vivo às 19:00hrs pelo Facebook Sta Rita Paraipaba.
Acompanhe também pela Televisão, através dos canais de âmbito católico.
Não deixe de participar, #fiqueemcasa.