
Catequizar em tempos de pós-modernidade não é tarefa fácil.
Faz-se necessário atualizar processos didáticos e metodológicos, para melhor assimilação do Evangelho, e isso porque não se pretende apenas “transmitir ensinamentos”, mas formar cristãos capazes de experimentar Deus na vida da comunidade. Daí a razão da proposta de ação evangelizadora da Igreja basear-se no Catecumenato.
O Catecumenato nada mais é do que uma experiência de fé em grupo, em que o participante, inspirado nos moldes da Igreja primitiva, propõe-se a buscar um conhecimento mais profundo da pessoa de Jesus Cristo, da Sua Mensagem e da Sua Igreja Católica.
Na Paróquia Sta Rita de Cássia, os encontros de catequese são ministrados sobre o Antigo e o Novo Testamentos, pelo manuseio contínuo da Bíblia Sagrada, e o Catecismo da Igreja Católica (YouCat para os jovens), levando a uma experiência pessoal com Deus, no Seu Filho Jesus Cristo, pela força do Espírito Santo.
Os pais precisam recordar que são os primeiros evangelizadores dos seus filhos.
Talvez você se lembre que, quando era pequeno, certamente o obrigavam a ir à Missa. Era um martírio, às vezes, levantar-se cedo, vestir a “roupinha do domingo” e ir com sua família à Missa na paróquia que o viu nascer, talvez na sua cidade natal. Com o passar dos anos, esta norma imposta pela sua família foi se tornando um hábito, a tal ponto que, quando você era jovem, já o fazia por opção, gosto e fé, que ia experimentando a cada domingo, e mais ainda se participava de algum grupo paroquial. Hoje, na idade em que se encontra, talvez continue participando da Missa dominical. O que você formou como hábito na infância e juventude, continua fazendo hoje. A partir disso, vale a pena perguntar-nos: e seus filhos, eles também o acompanham à Missa?
Pais, vocês são os primeiros evangelizadores dos seus filhos. De vocês depende que a Igreja possa continuar regando a semente do Evangelho a todas as nações. Convide seus filhos para ir à Missa. Não o faça com a voz do autoritarismo aprendido na sua infância, mas com a voz do amor, para que eles compreendam e vivam a experiência de Jesus ressuscitado em seus corações. Lembre-se de que a família que reza unida (também durante a SantaMissa) permanece unida.
[DOC] Igreja e Catequese - Pais e Filhos que Querem estar no Mesmo Lugar: BAIXARLinks de Complemento desta Postagem:
Ecclesia Militans - Entendendo a Santa Missa nos mínimos detalhes: Acessar
Site Pe. Reginaldo Manzotti - Explicação da Missa e o Sentido de cada Parte: Acessar
Aleteia Educação - 10 conselhos úteis na hora de ir à missa com os filhos: Acessar

Exemplo do Amor de Deus as Crianças em 3 Passagem Bíblicas.
Mateus 19,13-15:
Naquele momento, foram-lhe trazidas crianças para que lhes impusesse as mãos e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Jesus, todavia, disse: "Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o Reino dos Céus". Em seguida impôs-lhes as mãos e partiu dali.
Marcos 10,13-16:
Traziam-lhes crianças para que as tocasse, mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, jesus ficou indignado e disse: "Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele". Então, abraçando-as, abençoou-as, impondo as mãos sobre elas.
Lucas 18,15-17:
Traziam-lhe até mesmo as criancinhas para que as tocasse; vendo isso, os discípulos as reprovavam. Jesus, porém chamou-as dizendo: "deixai as criancinhas virem a mim e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo, aquele que não receber o Reino de Deus como uma criancinha, não entrará nele".
Todas as 3 passagens tem a ver com o Reino de Deus. Ele pertence às crianças. Trata-se de uma frase inclusiva. Podemos dizer que o Reino pertence também às crianças. Todavia Mateus e Lucas aproveitam do episódio para sublinhar que o modo de ser da criança serve como uma metáfora para todo o cristão. É preciso receber o Reino como uma criança... Amém!.

Nenhum comentário:
Postar um comentário