JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

MENSAGEM DO LIVRO DA FESTA DE SANTA RITA

     MENSAGEM Amados irmãos e irmãs, paroquianos e devotos (as) de Santa Rita de Cássia. Cristo é a nossa Paz! Com a graça de Deus estamos realizando mais uma Festa de nossa Padroeira. Consideramos esse como sendo um tempo especial para nós, pois teremos a oportunidade de pararmos para rezar, refletir e celebrar a vida, aprofundando assim a nossa fé e vivencia fraterna.
     
     Nas nossas Festas sempre aprofundamos temas que nos levam a refletir sobre a vida nas circunstâncias atuais. Atuamos sempre em sintonia com a Igreja do Brasil. A Igreja Católica, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, , dedica o ano de 2015 à reflexão sobre a Paz. “A decisão teve como inspiração as várias atitudes do Papa Francisco em superar as barreiras que dividem os povos e em construir laços de fraternidade. Entre estas atitudes destacamos: a realização de uma vigília pela Paz na Praça de São Pedro no dia 07 de Setembro de 2013; a oração conjunta do Papa com o presidente de Israel, a autoridade palestina e o patriarca de Constantinopla no dia 08 de Junho; a oração na mesquita de Istambul em sua viagem feita à Turquia dos dias 28 a 30 de novembro. Além dos gestos, temos vários pedidos de paz como foi o apelo feito na Turquia para que as autoridades tomem atitudes concretas contra os grupos radicais que promovem a perseguição religiosa. A violência é uma realidade chocante. Conforme dados retirado do Mapa da Violência, tivemos, em 2012, 56 mil pessoas assassinadas no Brasil. Somando a estas as pessoas que morrem no transito e as que se suicidam, passas de 100 mil pessoas mortas anualmente no Brasil, sem contabilizar as pessoas que são assassinadas com a pratica do aborto. Além disso, sabemos que a violência nem sempre provoca as mortes. Ela se manifesta em diversos meios e diferentes formas. Se manifesta nas famílias onde casais não dialogam entre si, onde pais abandonam ou maltratam os filhos, onde filhos abandonam os pais idosos e doentes. Se manifesta no trafico de drogas, na exploração do trabalhador, nos abusos sexuais, na discriminação de pessoas por causa da cor, idade, religião ou condição social, na falta de ética na gestão das coisas públicas e na impunidade. Se manifesta ainda no trânsito com a falta de respeito às leis, falta de cuidado na direção e desrespeito aos outros motoristas. E se manifesta, sobretudo, no pouco valor dado à vida humana, onde pequenas desavenças facilmente levam a atitudes radicais, como brigas e assassinatos.

     Com base nesta realidade e impulsionados pelas palavras e atitudes do nosso Papa, a Igreja no Brasil proclamou 2015 como o Ano da Paz. “Acreditamos que a temática da Paz deverá nos ajudar na superação da violência em todos os níveis, despertando para a convivência cortês e fraterna, conforme nos ensinou Jesus”. Nesse sentido é que escolhemos para ser aprofundado em nossa Festa o Tema: Motivados pelo Testemunho de Santa Rita Construamos um Mundo de Paz. “Sabemos que a Paz está no centro do espirito da religião cristã, uma vez que, para os cristãos, proclamar a Paz é anunciar Jesus Cristo, “Ele é a nossa Paz” (Ef 2,14); O seu Evangelho é a Boa-Nova da Paz” (Ef 6,15), meditando o seu sacrifício na cruz, Ele levou a termo a reconciliação universal, e nós, seus seguidores, somos chamados a sermos “Promotores da Paz”, (Mt 5,9); e, finalmente , só do Evangelho pode brotar a Paz. É preciso falar sempre de Paz. É preciso ensinar o mundo a amar a Paz, a construí-la a defendê-la, contra as premissas de guerra que continuamente renascem. É preciso despertar, nos homens do nosso tempo e das gerações vindouras, o sentido e o amor da Paz, fundada na verdade, na justiça, na liberdade e no amor. ( CF. João XXIII, Pacem in Terris).

     Usemos de uma nova arma singular em favor da Paz que é a oração. “Que da Paz recebida de Jesus Cristo surja uma nova humanidade, fundada nos verdadeiros valores que levem os homens a se amarem e se respeitarem mutuamente”. Façamos, portanto deste momento um período de reflexão, aprofundando as causas da violência e fortalecendo os laços de Paz e fraternidade entre nós. Digamos não á violência e sim à Paz! Feliz Festa para todos! Tenhamos uma Feliz e abençoada Festa Com gratidão e afeto.

Pe. Aldo e Equipe Organizadora

Fonte: UOL - Retrospectiva 2013 - Um papa pop: relembre as principais frases de Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário