JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

sábado, 19 de dezembro de 2015

Ano da Misericórdia (08/12/15 - 20/11/16): ANÚNCIO E EXPLICAÇÃO

O ANÚNCIO



O Papa Francisco anunciou na sexta-feira do dia 13 de Maio deste ano, um jubileu extraordinário que terá no centro a misericórdia de Deus. O “Ano Santo da Misericórdia” foi anunciado durante a homilia do Pontífice na celebração penitencial no dia em que completa dois anos de pontificado.

O Anúncio Papal foi também oficializado através da proclamação, leitura e publicação da Bula “Misericordiae vultus” que significa "Divina Misericórdia", festa instituída por São João Paulo II que é celebrada no domingo depois da Páscoa, no dia 11 de abril de 2015 às 17h30 (horário em Roma, 12h30 em Brasília) na Basílica de São Pedro..

Em comunicado à imprensa, o Vaticano informou que o Jubileu da Misericórdia terá início na Solenidade da Imaculada Conceição 2015, no dia 8 de dezembro, e se concluirá no dia 20 de novembro de 2016, com a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.

“Queridos irmãos e irmãs, pensei em como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que inicia com uma conversão espiritual. Por isso, decidi realizar um Jubileu extraordinário que tenha no centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. Queremos vivê-lo à luz da Palavra do Senhor: ‘Sejais misericordiosos como o Pai’ (Lc 6, 36)”, explicou o Pontífice durante sua homilia.


+ Para modo Visualização e Leitura da Bula: Click Aqui

A EXPLICAÇÃO

Francisco durante homilia na abertura do Ano da Misericórdia / Foto: Reprodução CTV

A Igreja católica já vive o Ano da Misericórdia. Na quarta-feira do dia 9 de dezembro, no Vaticano, o tradicional encontro do Papa com os fiéis teve como foco essa temática: na catequese, Papa Francisco explicou o significado desse Ano Santo, destacando o chamado urgente a viver a misericórdia no mundo de hoje.

“Não digo: é bom para a Igreja este momento extraordinário…não, não! Digo: a Igreja precisa desse momento extraordinário. É um tempo favorável para contemplar a misericórdia divina que ultrapassa qualquer limite humano. Mas esse período só será realmente favorável se as pessoas escolherem o que agrada a Deus: perdoar seus filhos, usar de misericórdia para com eles para que possam ser misericordiosos para com os outros. Seja na sociedade, no trabalho e até mesmo na família, a humanidade precisa urgentemente de misericórdia, disse o Papa referindo-se ao Ano da Misericórdia, que começou na terça-feira do dia 8 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro.

Alguns podem até dizer que há problemas mais urgentes para serem resolvidos e Francisco reconhece isso, mas lembrou que na raiz da falta de misericórdia está o amor próprio.
“No mundo, isso toma a forma da busca exclusiva dos próprios interesses, dos prazeres e honras unidos à vontade de acumular riquezas, enquanto na vida dos cristãos se disfarça muitas vezes de hipocrisia e mundanidade. Todas essas coisas são contrárias à misericórdia”.

Por isso mesmo, Francisco destacou a necessidade das pessoas reconhecerem seus pecados para experimentarem a misericórdia de Deus.
“É necessário reconhecer ser pecador para reforçar em nós a certeza da misericórdia divina”. E ele ensinou uma oração simples para que se faça isso diariamente: “Senhor, eu sou um pecador, eu sou uma pecadora, venha com a sua misericórdia”.

O Santo Padre disse que seu desejo nesse Ano Santo é que cada um faça experiência da misericórdia divina. Aos olhos do homem, disse, pode até parecer ingênuo pensar que isso possa mudar o mundo, mas aquilo que é fraqueza de Deus é mais forte que o homem.

O Site espanhol CatholicLink criou uma animação que explica de forma bem didática como se deve viver o Ano da Misericórdia, aberto no último dia 08 de dezembro por Papa Francisco. No vídeo, um desenho animado do Santo Padre fala o que são as Obras de Misericórdia Corporais e Espirituais sobre as quais a prática foi proposta durante o Jubileu. Assista ao vídeo:


Cardeal Orani Tempesta comenta significado de um jubileu
Foto: Cançãonova
O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, explica que a tradição do jubileu começou no século XIII, quando a Igreja começou a aplicar aquilo que está no Antigo Testamento: um tempo especial de graça. Logo, realizar um jubileu significa viver um ano em que as pessoas se convertem, procuram Deus com mais vigor. “Quando a Igreja começou a ter um ano de jubileu, era essa busca de aproveitar um tempo especial para as pessoas retomarem o caminho com entusiasmo”. Segundo o cardeal, o Papa anunciou um jubileu agora porque viu essa necessidade diante da realidade do mundo. “Em meio à violência, é preciso ter misericórdia. No mundo violento de hoje, os cristãos são chamados a esta experiência com Deus, que desce até nossa miséria”, declarou.
Referências:
http://papa.cancaonova.com/papa-francisco-anuncia-jubileu-da-misericordia/
http://noticias.cancaonova.com/bula-do-jubileu-da-misericordia-sera-publicada-em-11-de-abril/
http://papa.cancaonova.com/papa-francisco-abre-porta-santa-e-da-inicio-ao-ano-da-misericordia/
http://www.a12.com/jovens-de-maria/noticias/detalhes/em-animacao-papa-francisco-explica-como-viver-o-ano-da-misericordia

Nenhum comentário:

Postar um comentário