JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

domingo, 31 de janeiro de 2016

Município de Santa Cruz (RN) Abriga o Principal ponto Turístico da Região: A Maior Estátua de Santa Rita de Cássia do Mundo


Um dos principais destinos turísticos da região nordeste abriga a maior estátua de Santa Rita de Cássia.

Localização e Turismo: A cidade do agreste do Rio Grande do Norte abriga a maior Estátua de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura. O Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, no topo do Monte Carmelo, inaugurado em 26 de Julho de 2010, já recebeu mais de 1 milhão e 200 mil visitantes. Situada a 115 km da capital do Estado de Natal, a cidade de Santa Cruz fica na Microrregião da Borborema Potiguar e na Mesorregião do Agreste Potiguar. A viagem entre Natal e o Santuário de Santa Rita leva em torno de 2h e o trajeto é praticamente todo pela BR-226. Segundo dados do IBGE, em 2012, foram estimados 36.477 habitantes. Suas principais atividades econômicas são o funcionalismo público, a agricultura, sobretudo a familiar, e o comércio. A presença do Santuário apresenta sinais de expansão do turismo religioso. A Estátua feita também com cimento, levou 3 anos para ser construída e teve um custou equivalente a mais de R$ 6 milhões. Desde o início, tinha pretensão de ser grande. A estátua em si tem 42m, mas somando a altura do pedestal (14m) e do resplendor (8m) chega aos 56m.

Comparações: O Governo de Santa Cruz elaborou um comparativo entre as estátuas de Santa Rita de Cássia, da Liberdade/EUA e do Cristo Redentor/RJ. A estátua de Santa Rita, com o resplendor, é a mais alta,  tornando-se a maior estátua religiosa do continente americano e a maior em todo o mundo. A Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos, tem 46,5 metros e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, tem 30 metros de altura.

Tradições: Considerado pelo Ministério do Turismo, o principal destino turístico religioso da região Norte/Nordeste, Santa Cruz atrai multidões no mês de maio, durante a Festa da Padroeira de Santa Rita de Cássia. “Durante todo o mês e em especial no dia 22 de maio, realizamos a Procissão em homenagem à Santa, evento que atrai cerca de 60 mil pessoas. A imagem da padroeira, carregada pelo povo, sai da Igreja Matriz em direção às ruas da cidade e termina com uma grande missa campal”, relata a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa. Além disso, a cidade realiza mais quatro romarias durante o ano: Romaria da Coroa de Santa Rita de Cássia, no dia 22 de cada mês; Romaria Eucarística, na segunda quinzena de abril; Romaria da Gratidão, no dia 12 de outubro; e Romaria Mariana, realizada na segunda quinzena de julho.
Capela
Acomodações: O Complexo de Santa Rita de Cássia conta com capela, sala de promessas, sala do Santíssimo, praça do romeiro, auditório, restaurante, lanchonete, lojinhas, mirante, banheiros e estacionamento. Santa Rita de Cássia, nascida em Margherita Lott, foi uma monja Agostiniana da diocese de Espoleto em Itália, foi  beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica. É considerada a Santa das Causas Impossíveis. O dia da festa em homenagem a Santa Rita é no dia 22 de maio, mas os festejos em sua homenagem ocorrem no mês de Outubro no Município de Paraipaba. Assista a seguir, uma Matéria exibida na TV Paraíba, afiliada da TV Globo (Globo Nordeste).


+ Para conhecer o site da cidade: Clique Aqui.
+ Para saber de maiores detalhes desta Obra: Clique Aqui
+ Para ver +fotos, basta visitar a Página do Facebook do santuário: Clique Aqui

Um comentário: