
O Centro de Evangelização Shalom de Paraipaba estará promovendo amanhã o Arraiá da Obra, com casal matuto, comidas típicas e muita, muita brincadeira!. A Comunidade convida à todos(as) a se fazerem presentes em seu evento: "Nessa quarta teremos o nosso Arraiá e você é nosso convidado para arrastar o seu chinelo na presença do Senhor, brincar muito e lembrando que se você for caracterizado poderá ganhar um prêmio do casal matuto. Já pensou em ajudar os jovens de Paraipaba a vencerem a GINCANA ACAMP'S e não sabe como? Pois no nosso Arraiá você poderá levar 1Kg de alimento e ajudar os jovens à irem para o Acampamento!.". Registro oficial do evento no facebook neste link. Participe!!!.
Data: 29/06/2016
Horário: 19:00hrs
Local: Shalom Paraipaba - Rua Domingos Barroso, 249, 62585-000 – ao lado da Escola Ageu Romero

A Comunidade da Capela de Nossa Senhora da Saúde no bairro do Monte Alverne estará realizando o II Arraiá Arretado de Bom, e desde já, convida também à todos(as) para os prestigiar em mais uma edição do evento: "Venha dançar quadrilha improvisada, comer comidas típicas, tirar o povo do caritó, arrastá pé e brincar até dizer chega. Mas venha com disposição, senão vai preso na cadeia junina e a delegada só deixa sair se pagar. Junte-se a nós, convide seus amigos, e claro, contamos com a sua presença!.". Registro oficial do evento no facebook neste link. Participe!!!.
Data: 09/07/2016
Horário: 20:20hrs
Local: Praça do Bairro Monte Alverne
Complemento: Conhecendo um pouco mais sobre as Festas Juninas

As festas de junho simbolizam a devoção a três santos populares da igreja católica: Antônio, celebrado no dia 13, João, no dia 24, e Pedro, no dia 29. As festas juninas são realizadas principalmente nos países de influência católica e no norte da Europa, pela herança pagã. As festas têm origem na celebração pagã do solstício de Verão no hemisfério Norte, que foi incorporada aos ritos católicos na Idade Média. Povos antigos do hemisfério Norte acendiam fogueiras no início do verão como símbolo de purificação para um novo ciclo de plantio e colheita. Para a igreja, a fogueira homenageia uma combinação entre Isabel, mãe de João Batista, e Maria, mãe de Jesus. Grávida, Isabel acenderia uma fogueira no alto da montanha para que Maria ficasse sabendo que era hora do parto e partisse em seu auxílio. A dança francesa quadrille, dançada a quatro pares, era considerada chique pelos portugueses e chegou ao Brasil no século 19 para as festas da elite. Aos poucos, foi incorporando elementos da cultura local e virou a nossa quadrilha. As palavras anarriê, alavantú e balancê, usadas na marcação da quadrilha, são remanescentes da versão francesa chique. "En arrière" significa de volta; "en avant tous" significa todos para a frente, e "balançoire" pode ser entendido como dançar ou se movimentar. Com o tempo, a quadrilha ganhou versões regionais pelo Brasil, como a caipira, em São Paulo, e a dançada em grandes grupos no nordeste, em ritmos acelerados e temáticas variadas. Balões e fogos de artifício eram usados, a princípio, para avisar aos moradores da área rural que a festa estava começando. Hoje, balões são proibidos pelo risco de incêndios, e os fogos estão sendo restringidos em diversas localidades pela alta ocorrência de acidentes. "O Maior São João do Mundo" não é um recorde, mas o nome de um evento oficial da prefeitura de Campina Grande (PB) que recebe mais de um milhão de pessoas por ano. Que neste ano, o nosso Município de Paraipaba celebre em Paz e Harmonia as Festas Juninas 2016, Boas Festas!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário