JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Abertura do Ano Mariano com Homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida 2016 na Paróquia de Paraipaba


Hoje (12 de Outubro) é o dia de Nossa Senhora Aparecida (a mãe do menino Jesus), e em honra e comemoração a sua santidade, é considerado feriado nacional no Brasil.

De acordo com a lenda, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, mas sem a cabeça, e enrolou-a em um manto. Dezessete anos depois do achado foi construída a primeira capela. Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.


Devido a importância que a virgem santa possui no país, foi construído um santuário dedicado à sua imagem, localizado em Aparecida, no estado de São Paulo. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo. Todos os anos, milhões de pessoas se dirijam ao templo para agradecer graças alcançadas e fazer pedidos íntimos a santa com devoção e alegria. Em todo Brasil, Paróquias prestam também homenagens a santa durante o dia todo. Uma prova que o Povo Brasileiro tem admiração e respeito a sua padroeira!.

Na Paróquia Santa Rita de Cássia de Paraipaba/CE, Foi realizado Hoje às 07:00h da manhã uma Santa Missa presidida pelo nosso pároco Pe. Aldo na Igreja Matriz, dedicada as crianças, em honra a Nossa Senhora Aparecida, e a Abertura do ano Mariano. 


Amanhã (Quinta-feira dia 13) só vai ter missa ao meio dia na Matriz. A Comunidade Católica do Camburão está encerramento os Festejos 2016 em honra a sua padroeira (De 02 a 12 de Outubro), Nossa Senhora Aparecida. O Tema neste ano escolhido foi "Motivados por Maria a Mãe Aparecida sejamos uma Igreja misericordiosa a serviço da vida!.". Hoje o Presidente da Celebração é o Pe. Aldo (Pároco), Liturgia: Boa Vista e Calumbi, Animação: Setor C1 e Ministros: Nativa e Batista. De acordo com a programação do Preasidium N. Sra. do Carmo na Comunidade do Monte Alverne (Sede), hoje às 18:00h terá um momento de oração em honra a N. Sra. Aparecida na casa da D. Adalgiza (Rua do Arame). Pelas comunidades, terá homenagens também a N. Sra. Aparecida, Informe-se e fique por dentro da programação de sua respectiva comunidade!.

Porque Nossa Senhora Aparecida é Negra?

Uma das características que mais chamam a atenção neste culto é a cor negra que caracteriza a imagem. A explicação de especialistas para este fenômeno é o tipo de argila com que ela foi fabricada, mas a simbologia do culto mariano, como é chamada a devoção a Maria, mostra que ela costuma assumir, em algumas situações, a face de um determinado povo que vive em estado de opressão. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

“Podemos dizer que ela assume os muitos rostos dos seus filhos e nos faz lembrar daquela passagem do evangelho em que Jesus já na cruz diz ao seu discípulo João que ali está sua mãe e se virando para ela o aponta como seu filho. É um símbolo da importância que Maria teria na Igreja, pois João representa todos aqueles que formam a comunidade cristã”, explica o padre Marcos Studart, titular da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro do Imbuí em Salvador.

A libertação do escravo Zacarias


A libertação do escravo Zacarias
A libertação do escravo Zacarias Como se sabe, o encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida aconteceu em um momento triste da história do Brasil: a escravidão. O povo negro sofria nas mãos dos donos das terras. A “Mãe negra” veio para dar uma lição de vida e amor ao próximo.

Foi o que aconteceu com o escravo Zacarias, que havia fugido de uma fazenda do Paraná e era caçado por todos os cantos, até ser encontrado no Vale do Paraíba. Preso, Zacarias acorrentado nos pulsos e nos pés. O caminho de volta passava próximo à capela que havia sido construída para a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Então, o escravo pediu permissão ao seu caçador para rezar diante da imagem. Incrédulo, o caçador deixou. A fé de Zacarias foi tamanha que milagrosamente as correntes se romperam, deixando-o livre. Diante do milagre, o caçador acabou por libertá-lo.

Oração para Nossa Senhora Aparecida

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida / Mãe de Deus, Rainha dos Anjos / Advogada dos pecadores / Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados / Virgem Santíssima / Cheia de poder e de bondade / Lançai sobre nós um olhar favorável / Para que sejamos socorridos por vós / Em todas as necessidades em que nos acharmos / Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida / Que nunca se ouviu dizer / Que algum daqueles que têm a vós recorrido / Invocado vosso santíssimo nome / E implorado a vossa singular proteção / Fosse por vós abandonado / Animados com esta confiança/ A vós recorremos / Tomamos-vos para sempre por nossa Mãe / Nossa protetora, consolação e guia / Esperança e luz na hora da morte / Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos / E ao vosso Santíssimo Filho, Jesus / Preservai-nos de todos os perigos / Da alma e do corpo / Dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais / Livrai-nos da tentação do demônio / Para que, trilhando o caminho da virtude / Possamos um dia ver-vos e amar-vos / Na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém!"




Dia das Crianças

O Dia de Nossa Senhora Aparecida também é conhecido como o "Dia das Crianças". A data é reconhecida em várias nações ao redor do mundo para homenagear as crianças, cuja data efetiva de comemoração varia de país para país. Foi proclamado pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra em 1925, sendo celebrado desde então o Dia Internacional da Criança a 1 de junho, adotado em países como Angola, Portugal e Moçambique. No Brasil, o dia das crianças é solenizado em 12 de outubro.

No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia de nossa senhora aparecida. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data comemorativa para Nossa Senhora Aparecida!.



+ Desenhos de Santa Rita para colorir: http://www.desenhoseriscos.com.br/2013/05/desenhos-de-santa-rita-para-colorir.html

Referências:
http://www.calendarr.com/brasil/nossa-senhora-aparecida/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_crian%C3%A7as
http://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/historia-de-nossa-senhora-aparecida.html
http://mundoafro.atarde.uol.com.br/aparecida-e-a-nossa-senhora-negra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário