O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a").
A palavra “advento” tem origem latina e significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”.
A palavra “advento” tem origem latina e significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”.
IMPORTÂNCIA
![]() |
Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo , vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. Em 2016 teve início no dia 27 de novembro (domingo).
O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
O Advento começa exatamente quatro domingos antes do Natal e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus. A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a "perder" a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.
|
CALENDÁRIO RELIGIOSO
![]() |
No calendário religioso este tempo (o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. O tempo do Advento não tem um número fixo de dias e depende sempre da solenidade do Natal.
Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.
O Advento recorda também o Deus da Revelação. Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1);
|
SÍMBOLOS
Nos templos e casas são colocadas as coras do Advento e se acende uma vela a cada domingo. Do mesmo modo, os paramentos do sacerdote e as toalhas do altar são roxos, como símbolo de preparação e penitência. A exceção é o terceiro domingo, o Domingo Gaudete (da alegria), no qual pode se usar a cor rósea.
A fim de fazer sensível esta dupla preparação de espera, durante o Advento, a Liturgia suprime alguns elementos festivos. Na Missa, não é proclamado o hino do Glória.
1º Domingo do Advento 27 de Novembro de 2016 1ª Leitura - Is 2, 1-5 Salmo - Sl 121, 1-2.4-5.6-7.8-9 (R. Cf. 1) 2ª Leitura - Rm 13,11-14a Evangelho - Mt 24,37-44 2º Domingo do Advento 4 de Dezembro de 2016 1ª Leitura - Is 11,1-10 Salmo - Sl 71,1-2.7-8.12-13.17 (R.cf 7) 2ª Leitura - Rm 15, 4-9 Evangelho - Mt 3, 1-12 |
3º Domingo do Advento 11 de Dezembro de 2016 1ª Leitura - Is 35, 1-6a.10 Salmo - Sl 145,7.8-9a.9bc-10 (R. Cf. Is 35,4) 2ª Leitura - Tg 5, 7-10 Evangelho - Mt 11,2-11 4º Domingo do Advento 18 de Dezembro de 2016 1ª Leitura - Is 7,10-14 Salmo - Sl 23,1-2.3-4ab.5-6 (R. 7c e 10b) 2ª Leitura - Rm 1,1-7 Evangelho - Mt 1,18-24 |
![]() |
As velas acesas do Advento simbolizam nossa fé, nossa alegria, nossa esperança que não decepciona. Todas serão acesas pelo Deus que vem. Jesus, a grande Luz, “a luz que ilumina todo homem que vem a este mundo” (Jo 1,9); está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz. Ser cristão é ser “alter Christus”, um outro Cristo que se consome como uma vela para iluminar as trevas do mundo.
O objetivo desses simbolismos é expressar de maneira tangível que, enquanto dura a peregrinação do homem, falta-lhe algo para seu gozo completo. Quando o Senhor se fizer presente no meio do seu povo, a Igreja terá chegado à sua festa completa, representada pela Solenidade do Natal.
|
PAPA FRANCISCO

Domingo, 27 de novembro: Angelus com o Papa na Praça de S. Pedro neste I Domingo do Advento. Neste início do ano litúrgico Francisco disse que “somos chamados a alargar o coração” e a relativizar “as coisas de cada dia” vivendo na sobriedade. O Santo Padre salientou que a primeira visita do Senhor aconteceu com a “Encarnação, o nascimento de Jesus na Gruta de Belém”; a segunda acontece no presente: “o Senhor visita-nos continuamente, em cada dia, caminha ao nosso lado e é uma presença consoladora” – disse o Papa.
Neste I Domingo do Advento a Palavra de Deus fala-nos da visita do Senhor no fim dos tempos quando virá para “julgar os vivos e os mortos” – assinalou o Santo Padre. Faz-nos ver o “contraste entre o desenvolvimento normal das coisas, a rotina quotidiana e a vinda imprevista do Senhor” que neste caso se trata do dilúvio. A este propósito, o Papa referiu as coisas que fazemos nas horas que precedem uma grande calamidade: “todos fazem as coisas normais sem tomarem consciência que a sua vida está para ser transtornada”. No entanto – disse Francisco – o Evangelho não nos quer fazer medo “mas abrir o nosso horizonte” a uma “outra dimensão” que “relativiza as coisas de cada dia, mas ao mesmo tempo as torna preciosas, decisivas” – afirmou.
É também um convite à sobriedade: “Desta perspetiva vem também um convite à sobriedade, a não ser dominados pelas coisas deste mundo, pelas realidades materiais, mas a governá-las”. Com este convite à vigilância, neste tempo de Advento, “somos chamados a alargar o horizonte do nosso coração, a fazermo-nos surpreender pela vida que se apresenta em cada dia com as suas novidades. Para fazer isto é preciso aprender a não depender das nossas seguranças, dos nossos esquemas consolidados, porque o Senhor vem na hora em que não imaginamos. Vem para introduzir-nos numa dimensão mais bela e maior” – disse o Santo Padre. O Vídeo abaixo é do Padre Alex Brito explicando sobre o Advento do Natal, vale a pena conferir!.

As comemorações destinadas ao Natal na Paróquia de Paraipaba já começaram. A Missa ontem (27) na Igreja Matriz foi presidida pelo nosso pároco Pe. Aldo, dando início ao tempo do Advento. Sintam-se todos convidados à participarem com alegria e devoção no tempo do advento, momento este de preparação para o Natal 2016!.
Para maiores detalhes sobre o advento, visite: https://pt.wikipedia.org/wiki/Advento
Referências:
http://arqrio.org/formacao/detalhes/155/tempo-do-advento
http://paroquiavideira.org/o-que-e-o-advento-e-como-podemos-vive-lo/
liturgiadiaria.cnbb.org.br/
http://paroquiacristorei.com/tempo-do-advento/676-comecou-o-advento
http://pt.radiovaticana.va/news/2016/11/27/angelus_n%C3%A3o_deixemo-nos_dominar_pelas_coisas_deste_mundo/1275190
Nenhum comentário:
Postar um comentário