
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil convocou para o ano que vem o ANO DO LAICATO NO BRASIL. O Ano do Laicato inicia-se no dia 26 de novembro de 2017 e encerrar-se no dia 25 de novembro de 2018 (SOLENIDADE DE CRISTO REI e Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas).
O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).
O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).
ATIVIDADES DURANTE O ANO LAICATO:
- A Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato organizou as atividades em quatro eixos:
1) Eventos;
2) Comunicação, catequese e celebração;
3) Seminários temáticos nos Regionais; e
4) Publicações.
- Este ano visa, entre outras coisas, comemorar os 30 anos do Sínodo
Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica
“Christifideles Laici”, de São João Paulo II, sobre a vocação e missão
dos leigos na Igreja e no mundo (1988). Terá como eixo central a
presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas como “ramos, sal, luz e
fermento” na Igreja e na sociedade.
- Neste ano vamos dinamizar o estudo e a prática do Documento 105, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato. Ainda, estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais” (DAp, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.
- Segundo o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, pretende-se trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo, além de fazer com que este ano traga um legado para a Igreja missionária autêntica, com maior
entusiasmo dos cristãos leigos e leigas na vida eclesial e também na
busca da transformação da sociedade. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, disse o bispo.

SOBRE O DOCUMENTO 105:
Com o Documento 105 da CNBB, pretende-se animar a todos os cristãos leigos e leigas e fazê-los compreender a sua própria vocação e confiando a cada um a missão de batizado, para que viva fielmente sua condição de filho de Deus na fé, aberto ao diálogo, à colaboração e à corresponsabilidade com os pastores. O cristão, sujeito na Igreja e no mundo, é discípulo-missionário, seguidor e testemunha de Jesus Cristo. É o cristão maduro na fé, que experimentou o encontro pessoal com Cristo e se dispôs a segui-lo com todas as consequências dessa escolha. É o cristão que adere ao projeto do Mestre e busca identificar-se sempre mais com Ele, com seu ser e agir. É o cristão que se coloca na escuta do Espírito e se percebe enviado à edificação da comunidade e à transformação do mundo como lugar do Reino de Deus, já iniciado, até a sua consumação definitiva. O documento apresenta duas ênfases especiais: Queremos enfatizar a índole secular que caracteriza seu ser e agir, como propõe o Concílio Vaticano II: “O caráter secular caracteriza os leigos – a índole secular; e enfatizar, em consonância com o Documento de Aparecida, que os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja” – a índole pastoral. Antes de deixar este mundo, Jesus Cristo enviou seus discípulos em missão, dizendo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” (Mc 16,15). Insistimos que o anúncio do Evangelho a todos os povos e a todos os âmbitos da vida humana é missão especial dos cristãos leigos e leigas.
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:
- Livrarias Paulinas: O Grupo de Reflexão da Comissão Episcopal de
Pastoral para o Laicato da CNBB preparou um documento sobre o Documento
105, para adquirir o material, basta clicar no link a seguir: ACESSAR
- A CNBB do Regional Sul 1 possui um Slide falando sobre assunto: VISUALIZAR. Além do conteúdo resumido, o artigo contém a letra o Hino oficial do Laicato, para ouvir o hino online: CLIQUE AQUI.
- [Web] Canção Nova - Formação: A importância dos leigos na evangelizaçãoCONSIDERAÇÕES FINAIS:
Assim, em todas as Dioceses do Brasil, bem como na Diocese de Itapipoca e na Paróquia Sta Rita de Cássia em Paraipaba/CE, vamos viver com alegria e grande participação este ANO NACIONAL DO LAICATO, tornando os leigos e leigas da igreja cada vez mais presente na sua missão e agradecendo a Deus pela vida de cada um deles(as) que construíram/constroem, por meio de suas contribuições, a Igreja de Jesus Cristo, em nossa Paróquia e em nossa Diocese. Obs.: A Santa Missa de Cristo Rei (26 de Novembro, Sábado) será às 19hrs na Igreja Matriz!.
Fontes:
http://www.diocese-sjc.org.br/ano-do-laicato/
http://www.verbodivino.org.br/Portal/index.php/8-noticias-da-igreja/142-ano-do-laicato-estimula-protoganismo-dos-cristaos-leigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário