JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Papa Francisco: A Igreja é a Estalagem do Bom Samaritano a serviço dos Enfermos - Confira a 28ª Mensagem do Dia Mundial do Enfermo


Foto Papa Francisco com um enfermo na Praça São Pedro  (Vatican Media)

28ª Mensagem do Papa Francisco para Dia Mundial do Enfermo

          Instituído em 1992 por João Paulo II como um especial momento de oração e partilha, o Dia do Enfermo chega agora à sua 28ª (vigésima oitava) edição. Celebrado, como todos os anos, no dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, o tema da mensagem escolhida pelo Papa Francisco para 2020 é retirado do Evangelho de Mateus: "Vinde a mim, vós todos que estais cansados ​​e oprimidos, e eu vos aliviarei", (Mateus 11, 28). Confira abaixo trechos da mensagem do Papa Francisco saudando os enfermos, os profissionais de saúde, e o exemplo de amor de Jesus Cristo.

TRANSMITIR AMOR AOS ENFERMOS
O Pontífice reafirmou dizendo que Jesus viveu em primeira pessoa o sofrimento humano e só quem passa por esta experiência poderá ser de conforto aos demais. Nota-se por vezes falta de humanidade na relação com os doentes. Ao tratamento, deve-se somar a solicitude, ou seja, o amor, sem esquecer com o enfermo há uma família que também ela pede conforto e proximidade.
A PAIXÃO DE CRISTO QUE LIBERTA
É verdade que Cristo não nos deixou receitas, mas, com a sua paixão, morte e ressurreição, liberta-nos da opressão do mal. Nesta condição, reforça Francisco, a Igreja quer ser, cada vez mais e melhor, a «estalagem» do Bom Samaritano que é Cristo (Lc 10, 34), isto é, a casa onde os enfermos podem encontrar a sua graça, que se expressa na familiaridade, no acolhimento, no alívio. Nesta casa, podereis encontrar pessoas que, tendo sido curadas pela misericórdia de Deus na sua fragilidade, saberão ajudar-vos a levar a cruz, fazendo, das próprias feridas, frestas através das quais divisar o horizonte para além da doença e receber luz e ar para a vossa vida.

SAUDAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
A este ponto, o Papa fez uma menção aos profissionais da saúde, que colocam suas competências em prol do enfermo. E recorda que o substantivo “pessoa” deve vir antes do adjetivo “enfermo”. Quando os profissionais da saúde se deparam com os limites e o possível fracasso da medicina, são chamados a se abrir à dimensão transcendente, “que pode oferecer o sentido pleno da profissão”. E lamentou que em contextos de guerras e conflitos, os profissionais e as estruturas de saúde podem ser atacados como forma de represália política. E Francisco pede que a objeção de consciência se torne uma opção necessária para que os profissionais da saúde permaneçam coerentes com esta abertura à vida. Quando não se pode curar, pode-se sempre cuidar com gestos e procedimentos que proporcionem amparo e alívio ao doente. Por fim, o Papa reserva seu pensamento a tantos irmãos no mundo que não têm acesso aos cuidados médicos porque vivem na pobreza. “Por isso, dirijo-me às instituições sanitárias e aos governos de todos os países do mundo, pedindo-lhes que não sobreponham o aspecto econômico ao da justiça social.” , disse.

O Papa Francisco encerra sua mensagem dizendo: À Virgem Maria, Saúde dos Enfermos, confio todas as pessoas que carregam o fardo da doença, juntamente com os seus familiares, bem como todos os profissionais da saúde. Com cordial afeto, asseguro a todos a minha proximidade na oração e envio a Bênção Apostólica.

LINK MENSAGEM COMPLETA
* Para visualizar a mensagem completa acesse o seguinte endereço:
http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/sick/documents/papa-francesco_20200103_giornata-malato.pdf

COMENTÁRIO DO PADRE GIANFRANCO LUNARDON
Segundo o Padre Gianfranco Lunardon, secretário geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos (camilianos), o Dia Mundial do Enfermo é uma oportunidade para colocar no centro das atenções o compromisso com o serviço à vida mais frágil, onde os enfermos testemunham seu caminho de sofrimento. O Santo Padre, através desta mensagem - explica o secretário-geral - convida toda a comunidade sofredora a encontrar alívio no encontro com Jesus. "O Senhor é o único que oferece esperança, que realiza a salvação em nós. Quem experimenta o amor fiel de Deus e seu consolo na própria vida - continua - é capaz e tem o dever de estar próximo dos irmãos mais fracos e de assumir suas fragilidades. Todos os fiéis - especifica o religioso - são chamados a se tornar missionários nos lugares de sofrimento para levar o anúncio e a presença de Deus e da Igreja", disse.


Referências Bibliográficas:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-01/mensagem-dia-mundial-enfermo-papa-francisco-vida-sacra.html
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-02/camilianos-estar-proximo-de-quem-sofre-e-encontrar-cristo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário