JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

domingo, 1 de março de 2020

Tempo da Quaresma: Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas e Abertura da Campanha da Fraternidade 2020


Começou o Tempo da Quaresma, que teve início no dia 26 de Fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, e se estende até o dia 09 de Abril, Quinta-Feira Santa, na Missa da Santa Ceia do Senhor. A Igreja Católica durante os 40 dias de quaresma, nos leva a refletir sobre a Paixão de Cristo, é um tempo favorável a todos nós, um tempo de conversão, recolhimento, oração, caridade e jejum. As Cinzas que os cristãos recebem nos ensina que do pó viemos e ao pó voltaremos (Gn 3,19).

Presidida pelo pároco Pe. Wilson e concelebrada pelo vigário paroquial Pe. Francisco, a Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas foi realizada às 16:30h na Igreja Matriz, com Abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020 que tem como tema "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele", (Lc 10,33-34).

NÃO ECONOMIZE NO JEJUM, MAS SIM PRATIQUE E PARTILHE-O
Em sua homilia, padre Wilson falou sobre a importância de partilhar com alguém aquilo que você tem.
"Devemos reconhecer de que nós somos pó e que um dia iremos nos tornar pó, dessa forma não seremos diferentes de ninguém, não haveria tanto orgulho, vaidade, violência, cada um sabia dizer eu sou igual ao outro, eu sou a imagem do outro. Recebemos essas cinzas com o gesto de humildade, para lembrar que somos pó e do pó iremos retornar. Esse é o apelo de Cristo, convertei-vos e crede no evangelho. Vivemos em um país de divisão social, é um dos países que mais joga alimento fora. Então o jejum, não é para economizar, mas sim fazer a prática do jejum, é partilhar com os demais aquilo que você tem. A caridade, oração, prática de abstinência, dentre outros gestos de penitência, são meios eficazes para a conversão do coração. O papa Francisco hoje disse renuncie a tv, celular, em vez de ver televisão, abra a bíblia. Será que estamos tendo tempo para ler a palavra de Deus?, Os sacramentos?. Ficamos apenas com a leitura do dia, ouvindo a leitura na hora da missa, ou também lemos um versículo diário. Eis o tempo favorável, da salvação. O senhor vence todos os inimigos, até a morte. Devemos fazer desse tempo como o maior retiro espiritual, é um retiro oferecido a todos em seu estado de vida que podem fazer. Com o propósito de dizer que são 40 dias onde eu vou fazer uma a proximidade de Deus com maior intensidade, para bem viver a Páscoa do Senhor", disse.

A UNIÃO DO TEMPO DA QUARESMA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE
"Quaresma e Campanha da Fraternidade hoje são inseparáveis, queira ou não queira, ela leva a você refletir sobre a vida. Neste ano traz a imagem de Santa Dulce, exemplo de que sentiu, viu e teve compaixão com o próximo. A Campanha da Fraternidade é um complemento da Igreja Católica no Brasil, a mais de 50 anos. Oração, Jejum, Caridade e Campanha da Fraternidade, em defesa da vida, em proposta de mudança de vida. Eis o tempo favorável, eis o tempo de conversão. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo", conclui assim o padre.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade nos convida a olhar, de modo mais atento e detalhado, para a vida. A proposta foi inspirada pelo lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele", (Lc 10,33-34). O trecho, extraído da Parábola do Bom Samaritano, encoraja, a partir de Jesus Cristo, a servir com espírito de humanidade, cuidado e amor para com o próximo, sementes de fraternidade. Uma das representações de "bom samaritano dos nossos tempos" é a Santa Dulce dos Pobres, o Anjo Bom da Bahia. Por isso, sua imagem é apresentada em perspectiva de destaque no cartaz da CF. Na ilustração, as pessoas que a cercam simbolizam uma população vulnerável, que clama por vida em plenitude. É possível perceber também a pluralidade que engloba diferentes faixas etárias, etnias e outras particularidades típicas de uma população multicultural, em um país com dimensões continentais como o Brasil. O cenário escolhido para a composição do desenho foi o bairro do Pelourinho, localizado na capital do estado da Bahia, Salvador, berço de nascimento de Santa Dulce, representação de um Brasil de tantos lugares e culturas. As pessoas estão na rua, área comum de encontro e convívio, mas também onde se vivenciam dores e angústias. Deseja conhecer mais sobre a Campanha da Fraternidade, clique no link a seguir para Baixar Grátis o Slide sobre a campanha.

- Para baixar outros artigos, acesse:
www.campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2020
- Mensagem do Papa Francisco sobre a Quaresma 2020:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-02/mensagem-papa-francisco-quaresma-2020.html

FOTOS MISSA DE CINZAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário