JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

terça-feira, 9 de junho de 2020

Padre Francisco: A Santíssima Trindade é a Perfeita Comunidade de Amor e Paz


"Celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade é celebrar o amor de Cristo, o amor de Deus; É nos perguntarmos Quem é deus?, e na pergunta que fazemos Quem é Deus?, nós descobrimos quem é o Homem. Esta solenidade neste primeiro domingo, depois de Pentecostes, onde nós fomos inseridos na vida de Cristo no mistério pascal e redentor de sua ressurreição, apresenta o filho de Deus encarnado no meio de seu povo, revelando-nos o rosto do Pai.", disse Padre Francisco, vigário paroquial de Paraipaba e concelebrante da Santa Missa do último Domingo, dia 07 de Junho, Solenidade da Santíssima Trindade.

A Santíssima Trindade representa Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.  Na transfiguração de Cristo, o Pai falou e o Espírito Santo manifestou-se sob a forma de uma nuvem luminosa (Mt 17, 1-5). Em sua homilia do dia, Padre Francisco também refletiu sobre o Amor expresso na Santíssima Trindade, exemplo de união em Cristo e de um Deus Pai que está conosco e caminha ao nosso lado.

A UNIÃO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

"O mundo está num contexto de desigualdade, de divisão e preconceito, a Festa da Solenidade da Santíssima Trindade que celebramos, é o oposto disso, o oposto de tudo o que estamos vivendo, porque se nós não nos conformamos, indignamos diante de tanta divisão, por tudo aquilo que vai causando, a estranheza em nossa própria igreja, em nossa comunidade cristã, a festa da Trindade é o convite para que nós possamos olhar e ver de acordo com a verdadeira comunidade: a comunidade perfeita; O Pai não nos criou para a divisão, mas para a unidade; Nós sabemos que a Igreja católica é muito mais do que alguns padres, do que algumas pastorais, serviços, comunidades, muito mais do que algumas emissoras de televisão. A Igreja Católica é sobretudo, instituída pelo próprio Cristo, conduzida pelo Espírito Santo, com a colaboração de homens e mulheres, que pecam e que também na caminhada, buscam a salvação e se corrigem; Então não vamos jogar pedras, não vamos generalizar e nem se envergonhar com a Igreja Católica, mas sim rezar, se compadecer da atitude de certos irmãos, um pequeno grupo de nossos irmãos, e podemos fazer isso quando olhamos para a comunidade perfeita, a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo)", disse.

Refletindo sobre o evangelho do dia (Jo 3,16-18), Padre Francisco disse que embora nós erramos, devemos crer e aderir o projeto de Deus, não somente de boca para fora, mas por meio de ações que aperfeiçoam no caminho da salvação, desta forma Deus escuta a nossa súplica e toma para si a nossa condição humana de fragilidade porque nos dá o que é mais perfeito: o seu filho Jesus.

DEUS CAMINHA AO NOSSO LADO

Deus se revela a nós, numa condição de Moisés como o nosso representante, Moisés sobe ao monte Sinai, levando consigo as duas tábuas, e o Senhor desce da nuvem e permanece com Moisés. Esta é a relação que a Santíssima Trindade nos coloca e oferece, é esse encontro, é essa relação, o homem vive embaixo, o homem é formado de sua fragilidade, mas ele tem a capacidade de subir, e enquanto Deus que é Deus, ele se faz capaz de descer e ir ao encontro do homem. Nós pecamos, e mesmo que erramos, Deus permanece fiel. Moisés reconhecendo Deus então faz uma súplica para que Deus permaneça conosco. Deus não está acima do povo, ele está caminhando conosco, junto de nós, a nosso súplica é que deve tocar o coração de Deus, para que ele perdoe os nossos pecados e nos acolha como uma propriedade, aquilo que somos, a nossa fragilidade, deve pertencer a Deus. Ele não promete uma troca de bens, Deus amou tanto o mundo, que deu seu filho unigênito. Ele toma para si a nossa condição humana, porém ele nos dá o que é mais perfeito: o seu filho Jesus. Não deu para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Nós só desfrutaremos dessa salvação, se nós crermos, e aqui está o desafio, o viver a unidade da trindade, é em eu crer no filho unigênito, e não é simplesmente dizer eu creio, mas sim o crer é uma vivência, uma prática, uma radicalidade, um assumir, a aderir o projeto de Deus, reconhecendo na pessoa do outro a pessoa de Cristo, e nisto você vai professando a sua fé e fazer com que ela seja proclamada em nossas vidas.

O amor nos foi dado, o Espírito Santo foi derramado em nossos corações, procuremos nos esforçar, que o nosso trabalho, o nosso ministério, nosso serviço, em nome da Igreja e de Cristo, seja um trabalho de aperfeiçoamento; Deus do amor e da paz não está acima de nós, mas está conosco ao nosso lado. Qual a minha colaboração para que a graça de Jesus Cristo, o amor de Deus Pai, e a comunhão do Espírito Santo esteja comigo?, com a minha família?, com os meus irmãos?, esteja em nossa comunidade?, em nossa igreja?, fica a pergunta para refletir em nossos corações. Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. Louvado seja nosso senhor jesus Cristo.", concluiu Padre Francisco.


DIA DE CORPUS CHRISTI 2020

No dia 11 de Junho, a Igreja Católica celebra o Dia de Corpus Christi (Corpo de Cristo), que todo ano acontece sempre em uma quinta-feira, fazendo também alusão a Quinta-feira Santa. Na Paróquia Santa Rita de Cássia, a celebração de Corpus Christi acontecerá às 16:30hrs na Igreja Matriz, de portas fechadas, contando com equipe de liturgia, animação e comunicação. Logo após, a partir das 17:30h, o Santíssimo percorrerá algumas ruas da sede do município (trajeto abaixo).

Devido a Pandemia de Covid-19, em respeito as recomendações de segurança e saúde pública, os fiéis são aconselhados a permanecerem em casa, e se possível, acompanharem a Transmissão Ao-vivo da celebração direto da Igreja Matriz pelo Instagram e Facebook Sta Rita Paraipaba. As ruas que o Santíssimo passar, os fiéis também são aconselhados a decorarem de alguma forma em saudação a passagem do Senhor, e não devem seguir o carro do Santíssimo, de Som e os carros de segurança, para não ter aglomerações. Agradecemos a compreensão de todos, vamos todos juntos em oração, pelos meios de comunicação (redes sociais e televisão) celebrar o dia de Corpus Christi.

Trajeto Corpus Christi 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário