JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

terça-feira, 2 de junho de 2020

Padre Wilson: Reflexão sobre a Solenidade de Pentecostes e a Prece aos Sete Dons do Espírito Santo

No último Domingo, dia 31 de Maio de 2020, a Igreja celebrou a Solenidade de Pentecostes, dia em que os cristãos comemoram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, 50 (cinquenta) dias depois do Domingo de Páscoa. Devido a pandemia, a Santa Missa foi realizada na Igreja Matriz às 19:00hrs, de portas fechadas, contando com um número restrito de fiéis (equipe de Liturgia, Música e Comunicação). A Santa Missa foi presidida pelo pároco Pe. José Wilson, concelebrada pelo vigário paroquial Pe. Francisco das Chagas, e transmitida Ao-Vivo pelo Facebook Sta Rita Paraipaba. Padre Wilson em sua homilia, refletiu sobre a unidade e o compromisso que os cristãos receberam pela ação do Espírito Santo.


PENTECOSTES É COMPREENSÃO, UNIDADE E ENTENDIMENTO

"Nós devemos ter bem a clareza de celebrar esta festa com o compromisso da unidade, o compromisso de seguimento a Jesus, o compromisso com a Igreja; Pentecostes é reconhecido até mesmo como o início da missão universal da igreja, porque foi a partir daí, que cheios do Espírito Santo, os apóstolos que antes estavam trancados no cenáculo, receberam o Espírito. E associo este fato, depois de milênios, nós estamos celebrando o Pentecostes de portas trancadas, Que a língua de fogo desça sobre cada um de nós. Não somente a expressão da identidade do ser humano, mas também a maneira de comunicar, estabelecer laços duradouros entre as pessoas, de criar comunidades, é isso que nós desejamos, não impondo ideias pessoais, mas recebendo os dons do Espírito Santo para que ele nos ilumine", disse Pe. Wilson.

PRECE AOS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

Refletindo sobre a 2ª Leitura do dia (1Cor 12,3b-7.12-13), o padre falou sobre a importância de sermos um só corpo, assim como acontece com Cristo. "Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.", 1 Coríntios 12:12.

"O Espírito Santo é fonte de vida, de luz e de revelação. A cada um é dado a manifestação do Espírito não para si, não para o seu interesse, não para fazer a sua vontade, mas sim em vista do bem comum. O Espírito Santo não está fechado apenas para um seguimento da igreja, não está 'engaiolado' nem mesmo dentro da nossa própria igreja. O Espírito Santo se manifesta em cada um de várias maneiras, mas como corpo, que tem muitos membros, mas que formam um só corpo. Todos nós bebemos do mesmo Espírito. Amados irmãos e irmãs, nesta festa gostaria de fazer uma prece aos 7 (sete) Dons do Espírito Santo: para fazermos as escolhas certas em nossa vida, vamos pedir o dom da SABEDORIA; para discernirmos entre o bem e o mal, vamos pedir o dom da INTELIGÊNCIA; para sermos úteis aos irmãos e irmãs, vamos pedir o dom do CONSELHO; para sermos fortes, diante das dificuldades e sofrimentos, diante desta realidade que estamos atravessando, vamos pedir o dom da FORTALEZA; para que o progresso, a economia, favoreçam o bem comum, olhando sempre em primeiro lugar a vida, vamos pedir o dom da CIÊNCIA; para darmos valor a presença de Deus, vamos pedir o dom do TEMOR; e para estarmos abertos a Deus e sensíveis aos irmãos, vamos pedir o dom da PIEDADE. Os Sete dons que aprendemos no catecismo, não devemos esquecê-los como se fossem um momento de uma etapa da vida, mas sim lembrá-los para sempre. O Espírito Santo nos faz viver a vida de um modo diferente porque nos faz viver o Pentecostes. Amados irmãos e irmãs é com muita alegria que celebramos este dia. Que Maria nos ajude, aquela cheia do Espírito Santo nos mostre Jesus, Jesus que é o senhor cheio do Espírito, vamos nos encher do Espírito Santo, de vida, de fortaleza, para sermos instrumentos de um mundo novo; Nós estamos passando por um período angustiante, de sofrimento, de luto diante de tantos irmãos que já partiram, confiemos com esperança que sairemos dessa juntos, fortes, porque possuímos o Espírito Santo de Deus, louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.", concluiu assim o pároco Pe. Wilson.


COMEÇOU O TEMPO COMUM

Com a Solenidade do Domingo de Pentecostes, finalizamos o mês de Maio, conhecido também como o Mês Mariano, onde a igreja ao longo de todo o mês celebrou-o em honra a Virgem Maria, a igreja encerrou o ciclo do Tempo Pascal e deu início o Tempo Comum. Agora renovados e iluminados pela ação do Espírito Santo, seguindo o exemplo dos apóstolos, somos chamados a assumirmos com fé e esperança, o compromisso de anunciar o Reino de Deus a toda criatura. O Espírito Santo é fonte de luz, vida e revelação. Neste mês de Junho a Igreja dedica sua devoção em especial ao preciosíssimo Sagrado Coração de Jesus.

Pascom Informa: A Pastoral da Comunicação informa que as Missas do mês de Junho direto da Igreja Matriz serão transmitidas Ao-vivo pelo Facebook Sta Rita Paraipaba: Todo Domingo e toda Quinta-feira às 19:00h, no dia 11 de Junho (Corpus Christi) a partir das 16:30h e no dia 13 de Junho às 12:00hrs em honra a Nossa Senhora. Acompanhe conosco, em oração, pela internet ou pelos canais católicos de televisão, não deixe de participar da Santa Missa em casa. Em virtude de manter o Distanciamento Social, respeitando as recomendações de saúde pública, as Festas de Padroeiros (São João Batista, Santo Antônio, São Pedro e Sagrado Coração de Jesus) que estavam programadas para serem realizadas neste mês de Junho, foram adiadas. Divulgamos no dia 14 de Maio aqui no Blog, o Calendário de Festas da Paróquia Santa Rita de Cássia, para visualizá-lo, clique no link a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário