No dia 20 de Janeiro a Igreja celebra em honra ao Santo São Sebastião. Padroeiro da Comunidade de Camboas, a Festa em honra ao santo é realizada de 10 a 20 de Janeiro, a edição 46 deste ano teve como Tema: "A exemplo de São Sebastião: Praticar as virtudes e defender a fé.". Confira logo abaixo um resumo sobre a vida e testemunho de fé, a oração, e o vídeo do Pe. Paulo Ricardo sobre São Sebastião.
SOBRE A VIDA DE SÃO SEBASTIÃO
São Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano de 256 da Era Cristã. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe. Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado predileto do imperador Diocleciano. Conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana que protegia os imperadores romanos.
Sebastião converter-se ao cristianismo e valendo-se do alto posto militar, fazia visitas frequentes aos cristãos presos que aguardavam para serem levados para o Coliseu, onde seriam devorados pelos leões, ou mortos em lutas com os gladiadores. Com palavras de ânimo, e consolo, fazia os prisioneiros acreditarem que seriam salvos da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo.
A fama de benfeitor dos cristãos se espalhou e Sebastião foi denunciado ao imperador. o Imperador queria que Sebastião renunciasse ao cristianismo, mas diante dele, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte. Seu corpo foi amarrado a uma árvore e alvejado por flechas atiradas por seus antigos companheiros, que o deixaram aparentemente morto.
Depois de recuperado, Sebastião continuou com a missão de evangelizar, teve coragem, apresentou-se novamente ao imperador insistindo para que acabasse com as perseguições e mortes aos cristãos. Ignorando seus pedidos, o imperador ordenou que o açoitassem até a morte, e assim aconteceu. Era o ano 287 da Era Cristã.
Os anos se passaram. E no século 4, o imperador Constantino, que se converteu ao cristianismo, mandou construir, em sua homenagem, a Basílica de São Sebastião em Roma, para abrigar o corpo de São Sebastião. Seu culto iniciou-se nesse período.
Conta-se que nessa época, Roma estava sendo assolada por uma terrível peste e que a partir do translado das relíquias de São Sebastião a epidemia desapareceu. A partir desta época, São Sebastião passou a ser venerado como santo padroeiro contra apeste, a fome e a guerra.
São Sebastião é o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade, desde a sua fundação por Estácio de Sá. Na Comunidade de Camboas localizada na Paróquia de Paraipaba, já são 46 anos que se celebra em honra a São Sebastião.
Imagens na Festa de São Sebastião 2021 em Camboas
ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO
- Glorioso mártir São Sebastião,
soldado de Cristo e exemplo de cristão,
hoje vimos pedir a vossa intercessão
junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida.
- Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim,
pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus.
- Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus,
pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição.
- Vós que vivestes a caridade para com os irmãos,
pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.
- Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a pandemia, a fome e a guerra;
defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Assim seja. São Sebastião, Rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário