JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

sábado, 6 de fevereiro de 2021

O Ano de São José convocado pelo Papa Francisco

ANO DE SÃO JOSÉ
DE 08/12/2020 A 08/12/2021

O Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco, celebra “a santidade, a espiritualidade e o silêncio fecundo do pai de Jesus e ensina a nos colocarmos a serviço do plano de Deus”, indicou o Bispo de Campanha (MG), Dom Pedro Cunha Cruz

Primeiramente, Dom Pedro Cruz recordou que Deus confiou a São José as ‘primícias da Igreja’, isto é, Maria e o Menino. Assim, é o “protetor da cabeça e da mãe da Igreja, solícito e vigilante” e também “um homem justo. Ele viveu a obediência da fé. Foi um fiel cumpridor da vontade de Deus”, pontuou.

“José compreendeu o Mistério da Encarnação de Cristo, concebido por Maria na disponibilidade e gratuidade do serviço a Deus. Depois de Maria, toda a Igreja deve uma singular graça e reverência a São José, pois ele se tornou colaborador disponível e generoso do projeto da salvação com que Deus agraciou toda a humanidade. Aprendamos com São José a beleza singela de nos colocarmos a serviço do plano de Deus, a fim de que suas virtudes produzam em nós muitos frutos”, concluiu.

O Ano de São José foi convocado pelo Papa Francisco para comemorar os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou o santo como Padroeiro da Igreja universal. Teve início em 8 de dezembro de 2020 e seguirá até 8 de dezembro de 2021.

Em sua carta apostólica Patris Corde, o Pontífice indicou que deseja destacar o papel de São José como um pai que serviu sua família com caridade e humildade, acrescentando que “a Igreja hoje precisa dos pais”. Além disso, durante o Ano de São José, a Igreja Católica concederá indulgências de acordo com uma série de condições estabelecidas pela Penitenciária Apostólica e realizando as condições prescritas pela Igreja: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre.

Confira abaixo as 15 formas de receber uma indulgência no Ano de São José de acordo com o decreto da Penitenciária Apostólica
1) Participar de um retiro espiritual de pelo menos um dia que inclua uma meditação sobre São José.
2) Pedir em oração a intercessão de São José para que os desempregados possam encontrar um emprego digno.
3) Rezar as Ladainhas de São José a favor dos cristãos perseguidos. Os católicos bizantinos têm a opção de rezar um Akathistos para São José.
4) Confiar o trabalho e as atividades diárias à proteção de São José Operário.
5) Seguir o exemplo de São José e realizar uma obra de misericórdia corporal como alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, hospedar o peregrino, visitar os presos e os enfermos e enterrar os mortos.
6) Realizar uma das obras espirituais de misericórdia, como confortar os tristes, dar bons conselhos a quem precisa, ensinar a quem não sabe, corrigir quem se engana, sofrer pacientemente os defeitos dos outros, perdoar quem nos ofende e rezar pelos vivos e pelos mortos.
7) Rezar o Terço com a sua família para que “todas as famílias cristãs se sintam encorajadas a recriar a mesma atmosfera de comunhão íntima, de amor e oração que se vivia na Sagrada Família”.
8) Os casais de namorados também podem receber uma indulgência rezando o Terço juntos.
9) Meditar por pelo menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso, porque São José “nos convida a redescobrir nossa relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade à oração, a ouvir e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus”.
10) Fazer uma oração aprovada a São José no Domingo de São José, que é o domingo depois do Natal na tradição católica bizantina.
11) Celebrar a festa de São José em 19 de março, realizando um ato de piedade em honra a São José.
12) Fazer uma oração aprovada a São José no dia 19 de qualquer mês.
13) Honrar São José realizando um ato de piedade ou fazendo uma oração aprovada em qualquer quarta-feira, dia tradicionalmente dedicado a São José.
14) Rezar a São José na festa da Sagrada Família celebrada em 27 de dezembro.
15) Celebrar a festa de São José Operário no dia 1º de maio, realizando um ato de piedade ou oferecendo sua oração.
Todos os fiéis terão assim a possibilidade de se comprometer, através da oração e das boas obras, a obter com a ajuda de São José, chefe da celeste Família de Nazaré, o consolo e o alívio nas graves tribulações humanas e sociais que hoje afligem o mundo contemporâneo.

Oração a São José

São José, alegres louvamos teu exemplo
de doação paternal ao nosso amado Jesus.
Homem da obediência e do silêncio,
ensinai-nos por teu exemplo a colocarmos
nossa confiança nas mãos do Pai Celestial.

Não nos desamparai nas quedas,
e assim, como não deixastes Jesus abandonado,
caminhai conosco, intercedendo a Deus por nós.

Nas angustias, ouvi-nos;
nos perigos, defendei-nos;
na dor, fortificai-nos;
na tristeza, dai-nos esperança;
nas tempestades, acalmai-nos!

Castíssimo São José,
ensinai-nos a zelar pela nossa família
com amor constante e cuidado diário.
Livrai nossas famílias dos perigos espirituais e temporais,
e acompanhai-nos com vossa constante proteção.
Amém.

São José, Rogai por nós!.


Fontes:

 
https://www.acidigital.com/noticias/ano-de-sao-jose-celebra-o-silencio-fecundo-deste-santo-afirma-bispo-93729

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-12/ano-sao-jose-indulgencia-plenaria-penitenciaria-apostolica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário