No evento público que reuniu cerca de 10 mil participantes durante a visita histórica do Papa Francisco no Iraque, Francisco presidiu a missa no Estádio Franso Hariri. Construir pontes de fraternidade, o desejo do santo padre no Iraque.
Na homilia, demonstrou como a Igreja no país consegue revelar o poder e a sabedoria de Deus, espalhando a misericórdia junto aos mais necessitados: “esse é um dos motivos que me impeliu a vir em peregrinação, ou seja, para agradecer e confirmar na fé e no testemunho”.
“Aqui, no Iraque, quantos dos vossos irmãos e irmãs, amigos e concidadãos carregam as feridas da guerra e da violência, feridas visíveis e invisíveis! A tentação é responder a estes e outros fatos dolorosos com uma força humana, com uma sabedoria humana. Jesus, ao contrário, mostra-nos o caminho de Deus, aquele que Ele mesmo percorreu e por onde nos chama a segui-Lo.”
E é com o poder da Ressurreição e os olhos da fé, acrescentou ainda o Papa, que o Senhor promete nos fazer ressurgir “das ruínas causadas pela injustiça, a divisão e o ódio”, para encontrar “o bálsamo do seu amor misericordioso”, Essa foi a mensagem Papa que em meio às feridas humanas, Igreja no Iraque testemunha a misericórdia de Deus.
A Resposta é a Fraternidade
Na Audiência Geral do dia 10 de Março, o Papa Francisco recordou as etapas de sua recente viagem apostólica ao Iraque. "Nos últimos dias, o Senhor concedeu-me visitar o Iraque, realizando um projeto de São João Paulo II. Nunca antes um Papa tinha estado na terra de Abraão; a Providência quis que isto acontecesse agora, como sinal de esperança, após anos de guerra e terrorismo e durante uma dura pandemia. Queridos irmãos e irmãs, louvemos a Deus por esta visita histórica e continuemos a rezar por aquela Terra e pelo Oriente Médio. No Iraque, apesar do fragor da destruição e das armas, as palmeiras, símbolo do país e da sua esperança, continuaram crescendo e dando frutos. Assim é com a fraternidade: não faz barulho, mas é fecunda e nos faz crescer. Deus, que é paz, conceda um futuro de fraternidade ao Iraque, ao Oriente Médio e ao mundo inteiro!", concluiu o Pontífice.
Referências:
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/papa-francisco-homilia-missa-estadio-hariri-erbil-igreja-no-iraq.html
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/papa-francisco-audiencia-geral-viagem-apostolica-iraque.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário