O Conteúdo expresso logo abaixo, é mesclado das páginas 'Como se tornar um Padre' e 'Como se tornar um Papa' do Site WikiHOW, onde apresentam conteúdos divididos em tópicos, com imagens ilustrativas e dicas, de como é e o que precisa fazer, diante da formação acadêmica de ambos os cargos na igreja católica!.
Como Se Tornar um Padre Católico
Se tornar um padre católico é uma decisão séria. Seguindo este guia, você pode descobrir se virar um padre católico é a decisão certa para você e para a sua fé.
Método 1 de 3: Trilhando o Caminho Certo
1. É preciso ter os requisitos básicos.
Atualmente, para a maioria das denominações cristãs, um padre deve ser um homem que nunca se casou. É possível haver exceções, mas para a maioria das dioceses, é preciso ser homem e ser solteiro.
1.1. Um viúvo pode ser aceito, contanto que prometa nunca mais se casar.
1.2. Há raríssimos casos nos quais um homem casado conseguiu tornar-se padre. Apesar de possível, são exceções à regra.
1.3. A Igreja deve analisar se o candidato apresenta tendências homossexuais. Cada caso é tratado individualmente.
2 Participe da sua paróquia.
Antes mesmo de decidir-se pela vida religiosa, comece a ajudar a sua paróquia. Os candidatos a padre devem ser católicos praticantes acima de qualquer suspeita pos 5 anos e ter experiência na paróquia por pelo menos 2 anos. Além dos requisitos para tornar-se padre, ao ser um membro ativo da sua paróquia, você obtém experiência nos procedimentos da missa, cerimônias e atividades ao ar livre.
2.1. Conheça melhor o padre que mais admira. Conte-lhe sobre seu interesse em participar do seminário e ajudar durante as cerimônias ou quando ele visita membros da Igreja que estão doentes ou participa de atividades para a comunidade.
2.2. Além das cerimônias do altar, ajude-o com os cantos e as leituras. Obter conhecimento profundo sobre os livros e os hinos vai facilitar bastante a vida religiosa que está por vir.
3 Seja honesto sobre a sua fé.
Tornar-se padre é uma decisão extremamente séria -- é um caminho que pode levar anos e mais anos para ser completo. Essa não é uma tarefa para os que desistem facilmente. Se você tem qualquer outra aspiração além do sacerdócio, talvez essa não seja a melhor opção para você.
3.1. Ore para que Deus lhe dê uma orientação. Participe regularmente das missas, desenvolvendo laços sólidos com o clero da sua paróquia e obtendo uma compreensão melhor a respeito das suas pretensões e aspirações. Peça conselhos a um orientador vocacional ou qualquer outra pessoa da Igreja em quem você confia e que possa ser um mentor.
4 Avalie as suas opções.
Além dos diáconos e padres, há outros cargos dentro da Igreja que você poderia ocupar para manter-se ligado a Deus. Por exemplo, você pode tornar-se um padre missionário. Esse tipo de padre concentra-se em missões multiculturais onde se vive entre os pobres e menos favorecidos.
4.1. Vale lembrar que é melhor consultar alguém com bastante conhecimento sobre esse assunto. Ao participar e ser um membro ativo da Igreja, muitas pessoas terão prazer em ajudá-lo a encontrar o caminho certo. Faça uma pesquisa na sua Diocese para contatar as pessoas certas.
Método 2 de 3: Qualificações Acadêmicas
1 Faça um curso em uma faculdade.
Você pode fazer 8 anos de seminário (se não tiver curso superior) ou tornar-se bacharel em Teologia, Filosofia ou História e fazer mais 4 anos de seminário. A escolha é sua.
1.1. Durante o curso, participe das atividades da instituição. Aproveite para ir a retiros espirituais, ajudar outros alunos e estreitar os laços com a sua nova paróquia ou diocese. O ensino superior não somente vai lhe ajudar na carreira como padre como também deixará lições de vida valiosas.
2 Candidate-se a um seminário.
Faça parte do processo seletivo através da sua diocese ou ordem religiosa. Este processo geralmente inclui diversas perguntas sobre você mesmo e o seu desejo de entrar para o sacerdócio.
2.1. Você pode candidatar-se a um seminário depois de terminar a faculdade ou o colegial. Se formado, você terá 4 anos pela frente. Caso contrário, são cerca de 8 anos de seminário.
2.2. Cada seminário tem um processo seletivo diferente. Mas em geral, exige-se ensino médio completo, ter experiência na comunidade eclesial, participar dos encontros vocacionais, ter passado por um exame médico geral e não ser um ex-seminarista.
3 Procure ter o melhor desempenho possível no seminário.
Lá você estudará Filosofia, Latin, Grego, cantos gregorianos, Teologia Moral e Dogmática, Exegese, Direito Canônico e História da Igreja, entre outras matérias. Você também passará um ano concentrando-se em estudos espirituais.
3.1. Além desses estudos, haverá retiros, conferências e palestras como parte do seu treinamento. Você receberá orientação para meditar e tempo para ficar sozinho e aprimorar sua habilidade de falar em público.
Método 3 de 3: Depois da Aprovação no Seminário
1 Assuma um compromisso de 6 meses como diácono.
Após os 8 anos de seminário ou os 4 anos de faculdade mais 4 de seminário, lhe darão 180 dias antes que você possa começar a ter privilégios de padre. Passado esse período, as portas do clero estão abertas para você.
1.1. Esse é um período de provação. Ele serve para que você possa ter uma idéia real do que está por vir. É o último obstáculo a ser vencido, e só os verdadeiramente devotos conseguem sair vitoriosos. Além disso, deve-se fazer votos de celibato e de fidelidade a Deus.
2 Obtenha a ordenação sagrada.
O teste final para saber se você tem ou não a vocação sacerdotal é o chamado do Bispo. Se o Bispo não te chamar para o Sacramento da Ordem, você não tem a vocação para o sacerdócio.
2.1. O chamado do Bispo é definitivo. Se você não é escolhido para ser um padre ou se largar o seminário cedo, você é responsável pelo custo da sua educação no seminário. Um ex-candidato a padre pode pedir para ser isento das mensalidades, dependendo da situação financeira.
2.2. Devido aos recentes escândalos envolvendo padres, exige-se cada vez mais uma ficha criminal limpa, principalmente no que se refere a crimes sexuais.
3 Obtenha a posição de padre através de uma paróquia específica.
Uma vez que o Bispo lhe chamar para as Ordens Sagradas, a sua diocese irá remanejá-lo para uma posição inicial. Dependendo do caso, pode ser necessário mudar de cidade ou Estado.
3.1 Depois de passar por todo o processo de seleção, continue a crescer em santidade e a espalhar a palavra de Deus. Não é um trabalho lucrativo, mas a realização espiritual é plena.
Como se Tornar um Papa
O Papa é a cabeça da igreja católica. Tecnicamente, os requisitos para se tornar papa é ser homem e católico praticante. Entretanto, os papas nos últimos 600 anos eram cardeais que foram eleitos por outros cardeais nos conclaves papais. Você deve começar se tornando um padre e conquistando seu lugar na hierarquia da igreja.
Parte 1 de 4: Se Tornando Padre
1. Conheça os requisitos para o sacerdócio.
Você deve ser homem, não ser casado e deve estar disposto a praticar o celibato pelo resto de sua vida.
2. Se formar numa faculdade.
A maioria dos padres estudam teologia ou ciência da religião. Entretanto, não é algo obrigatório, já que a igreja acredita que os padres são chamados por Deus.
3. Continue estudando.
Estude a filosofia da igreja católica e sobre seminários.
4. Seja ordenado.
Uma vez que você tenha sido ordenado com padre, você será enviado a uma paróquia. Você pode trabalhar lá sozinho ou com outros padres.
Parte 2 de 4: Seja Promovido a Bispo
1. Sabia os requisitos para se tornar um bispo.
É necessário ter no mínimo 35 anos de idade, e ter sido padre pelos últimos 5 anos. É importante também ter um doutorado em teologia ou outra área equivalente.
2. Espere até que um bispo se aposente.
Existem cerca de 5000 bispos na igreja e novos bispos são nomeados apenas quando um bispo morre ou alcança a idade de 75 anos em que são obrigados a se aposentarem.
3. Espere até que um bispo se aposente.
Existem cerca de 5000 bispos na igreja e novos bispos são nomeados apenas quando um bispo morre ou alcança a idade de 75 anos em que são obrigados a se aposentarem.
4. Procure a aprovação do congresso de bispos.
Se o seu nome for considerado, o bispo nomeado do seu país, conhecido como Núncio irá entrevistá-lo e colocar o seu nome para aprovação do congresso. Se o congresso de bispos te aprovarem e o Papa não vetar a decisão deles, então você se tornará um bispo.
5. Supervisione um grupo de igrejas locais.
Como bispo, você terá uma catedral ao invés de uma igreja ou paróquia. Você será responsável pelas igrejas da região.
Parte 3 de 4: Se Tornando um Cardeal
1. Seja nomeado a Cardeal.
Os cardeais são nomeados pelo Papa.
2. Lembre-se de que você ainda é um bispo.
Cerca de 200 dos mais de 5000 bispos são cardeais. Cardeais têm mais responsabilidades para com a igreja que os outros bispos.
3. Espere o atual Papa morrer, aposentar ou renunciar.
Parte 4 de 4: Votando para Papa
1. Viaje até a cidade do Vaticano com os outros Cardeais para participar do conclave papal.
Você ficará recluso durante todo o processo do conclave.
2. Reze e peça orientação para eleger o novo papa.
3. Você terá de votar de 4 a 6 vezes por dia até que um novo papa seja eleito pelo voto de pelo menos 2/3 de todos os cardeais.
3.1. Escreva o seu nome no papel e deposite na urna sobre o altar. Os votos serão contados até que um único cardeal receba 2/3 dos votos.
4. Aceite a posição de Papa caso você seja escolhido.
5. Escolha um nome.
Quando a fumaça branca for liberada o conclave terá terminado e você deverá fazer uma aparição na Praça São Pedro.
|
Fonte - Pesquisa no Google:
3 Formas de Se Tornar um Padre Católico - wikiHow
pt.wikihow.com › ... › Filosofia e Religião › Religião › Igrejas e Templos
Como Se Tornar um Padre Católico. Se tornar um padre católico é uma decisão séria. Seguindo este guia, você pode descobrir se virar um padre católico é a ...4 Formas de se Tornar um Papa - wikiHow
pt.wikihow.com › ... › Filosofia e Religião › Religião › Igrejas e Templos
Ir para Se Tornando Padre - Parte 1 de 4: Se Tornando Padre ... Você deve serhomem, não ser casado e deve estar disposto a praticar o celibato pelo resto de sua ... Estude a filosofia da igreja católica e sobre seminários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário