O Brasil é a maior nação católica do mundo. Em 2012, De acordo com o IBGE, 64% dos brasileiros se consideram católicos. Em 2014, quase 65% da população se autodeclara católica segundo pesquisa do IBGE. Em termos numéricos, são 123 milhões de católicos. Em 2015, 57% dos Brasileiros são católicos, apesar da diminuição, os católicos continuam sendo maioria no Brasil, diz pesquisa do Instituto Hello Researcha.
A igreja tem raízes profundas em nossa sociedade. A igreja não influenciou apenas a cultura, a crença dos brasileiros. Ela também esteve presente em momentos importantes da história do país, desde a chegada dos portugueses, passando por revoluções, ditaduras, até os dias de hoje.
As explicações em vídeo abaixo são de Lula Couto, professor de história do Brasil.
A igreja também foi atuante na época da independência. O quadro de Victor Meirelles retrata a influência da Igreja Católica desde o início da conquista. No Brasil republicano, a igreja deixou de ser uma instituição oficial, do estado. O país foi proclamado um estado laico, com liberdade religiosa. Mas os padres católicos continuaram atuando na sociedade brasileira. A partir deste acontecimento, A igreja continua contribuindo na construção do país que é o Brasil hoje. Dúvidas?, Para melhor entendimento do assunto, considere os links mencionados logo abaixo: Telecurso - Estado e Igreja na colonização do Brasil: Assistir Brasilescola - A Igreja Ctólica no Brasil: Acessar | |
Fontes: G1, JornaldoBrasil, EpocaNegocios, OGrandeDialogo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário