Quem foi Luís Guanella?
Luís foi o nono filho do casal Lourenço Guanella e Maria Bianchi que geraram 13 filhos. Nasceu no dia 19 de dezembro de 1842, em Franciscio Campodolcino, uma região montanhosa no norte da Itália. Uma realidade aprendeu logo na família: a generosidade. Nunca um pobre bateu à porta de sua casa sem receber alguma coisa. Foi ordenado presbítero com 24 anos. Para o Pe. Guanella o ser humano é objeto do amor de Deus. O centro de toda a sua espiritualidade foi a certeza de ser amado por Deus. O Amor Paterno de Deus se constituiu na rocha que deu sustentação a sua fé e ministério. São Luís Guanella foi um sacerdote católico italiano e fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência. Guanella foi um perito em humanidade e por isso afirmava: “o homem não é fruto do acaso, mas uma obra maravilhosa da inteligência, da bondade e do amor de Deus”. Um dos pilares onde apoiou a sua missão caritativa foi a consciência de que a ajuda que se dá ao pobre é feita ao próprio Deus: “Todas as vezes que fizestes isto a um dos menores dos meus irmãos, a mim o fizestes” (Mt 25,40).
Por que a Igreja o declara santo?
Quando a Igreja proclama um santo é porque tal pessoa, com sua vida de fé, de testemunho e caridade, exerce um fascínio particular. A vida do testemunho de Cristo aponta o caminho ou um modelo para a humanidade sobre a terra. A vida de Luís Guanella, ainda hoje, ilumina o nosso peregrinar, pois, como Jesus e tantos outros santos, também Guanella “passou fazendo o bem”.
Que meios utilizou para alimentar sua fé?
Foi a Sagrada Escritura. Na Palavra de Deus encontrava o Deus Providente do qual se sentia ternamente amado. Guiava-se por uma inabalável confiança na Providência de Deus que “sempre atende quando o que se faz é feito por amor e para amar”. Outro meio para viver sua espiritualidade foi a oração e a contemplação, meios indispensáveis para a vida espiritual. Pe. Guanella meditava e procurava guardar a Palavra de Deus no seu coração, a exemplo da Virgem Maria. Pe. Guanella tinha convicção que a santificação só acontece quando nos deixamos reconciliar com Deus e com os irmãos. Por isso, valorizava muito o sacramento da Confissão, meio privilegiado de santificação. A Eucaristia era outra fonte de intimidade com Deus. Todos os seus projetos e empreendimentos eram planejados na presença e à luz do Santíssimo Sacramento.
Morte e Canonização de Luís Guanella
Em janeiro de 1915 acorre em socorro das vítimas do terremoto de Marsica, hospedando os sobreviventes – órfãos e velhos – nas Casas de Roma. Foi esse trabalho que reduziu suas forças e acelerou a sua morte, que ocorreu em Como no dia 24 de outubro de 1915, tornado-o mártir da caridade. Depois de um processo canônico regular, durante o qual foi reconhecido o heroísmo de suas virtudes, como também sua santidade de vida, foi declarado Beato por Paulo VI, no dia 25 de outubro de 1964.
No consistório ordinário público para a canonização de alguns beatos, o Papa Bento XVI decretou a canonização de Luís Guanella para o dia 23 de outubro de 2011. Num dia de fevereiro de 2011, repicaram os sinos com insistência ao lado da igreja São José do Patrocínio em Santa Maria. Era o anúncio oficial da canonização do Fundador dos Servos da Caridade e das Filhas de Santa Maria da Providência. Toda a família guaneliana, presente em Santa Maria na Paróquia São José do Patrocínio, no Lar das Vovozinhas, no Pão dos Pobres e Colégio Divina Providência e em tantas outras partes do mundo, exultava pelo anúncio do novo santo. A canonização solene fora marcada para o dia 23 de outubro, em Roma com o Papa Bento XVI.
Sobre sua Bibliografia
Quem puder ler alguma biografia sobre Pe. Luís Guanella poderá ver como sua vida e suas obras foram difíceis, muitas vezes criticadas, incompreendidas e atribuladas. Mas a sua fé, sua espiritualidade e visão das necessidades da época, deram-lhe força e coragem de trabalhar pelos “últimos”. Confiava na Providência Divina, mas fazia toda a sua parte. “Agia como se tudo dependesse dele, mas ao mesmo tempo confiava como se tudo dependesse de Deus”( cf. Pe. Mauro Vogt, SdC). Suas obras sociais pelos necessitados, abandonados, jovens e crianças desamparadas, escolas, orfanatos surgiam das necessidades, da fé na Providência e na busca de ajuda do povo e instituições. (Em Santa Maria, quem não se lembra da Cidade dos Meninos?) Dessa forma sua obra foi crescendo em tantos lugares e surgiam vocações consagradas masculinas e femininas para ajudar. Preparou vocações masculinas de sacerdotes e irmãos para o serviço aos “últimos” ao lado das Irmãs.
Os seus filhos e filhas continuam sua Obra na Itália e em muitos outros países, tais como Suíça, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Israel e em muitas outras nações. As duas Congregações fundadas por Guanella continuam abertas ao mundo inteiro, desde que haja braços que se unam aos seus para ajudar os necessitados no corpo e/ou no espírito. O Pe. Guanella definia os horizontes deste mundo com as seguintes palavras: “O mundo inteiro é vossa Pátria”.
O homem de Deus é aquele que vive uma espiritualidade que sabe unir os dons de natureza com os dons sobrenaturais da graça, que sabe unir o humano ao divino. O Pe. Guanella foi um desses homens de Deus porque procurou, durante toda a sua vida, conformar o seu pensar e o seus agir como modelo de seguimento de Jesus no serviço aos pobres e aos mais necessitados, diante a vontade de Deus.
Referências Bibliográficas:
http://padreguanellasanto.blogspot.com.br/
http://paroquiasti.com.br/index.php?id=1005
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Guanella
http://www.catedralsaojose.org.br/catedral2011/reflexao/5698-sao-luis-guanella:-o-servo-dos-pobres!.html
http://santosesantasdedeus.blogspot.com.br/2013/10/24-de-outubro-dia-do-bem-aventurado.html
http://www.ajsfortaleza.com/2011/10/canonizacao-do-bem-aventurado-luis.html
http://www.portalum.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2910:fieis-de-anchieta-agradecem-canonizacao-de-sao-luis-guanella&catid=88:rio-de-janeiro&Itemid=462
São luís Guanella foi um grande Santo que dedicou sua vida em favor dos mais necessitados. Deixou como legado a Congregação dos Padres e Irmãos Servos da Caridade, a Congregação das Irmãs Filhas de Santa Maria da providência, a associação de Leigos Guanellianos Cooperadores e ainda o carisma da caridade. Vale a pena segui-lo. O mundo precisa tanto!
ResponderExcluirMúsica para São Luiz Guanella
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=X9_cwvgu_NA
https://www.youtube.com/watch?v=X9_cwvgu_NA música para sâo Luiz Guanella.
ResponderExcluir