JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

quinta-feira, 26 de maio de 2016

EXPLICAÇÃO SOBRE CORPUS CHRISTI (Origem, Significado, Tradições Culturais e Data Móvel), Incluindo PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA DE PARAIPABA/CE


SIGNIFICADO DE CORPUS CHRISTI

Origem do Corpus Christi

A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. No século XIII, no ano de 1243 em Liège na Bélgica, uma freira chamada Juliana teria tido visões nas quais Cristo revelava seu desejo de ver a Eucaristia ser festejada e reconhecida separadamente. Anos mais tarde, no dia 8 de Setembro de 1264, o Papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.

Hóstias

As hóstias são feitas de farinha de trigo e água. Antigamente eram feitas apenas por religiosos, mas hoje em dia, a coisa mudou. Existem fábricas espalhadas pelo mundo todo que produzem apenas hóstias. Elas são comercializadas em pacotes de mil unidades. Não existe “fórmula secreta”, já que os ingredientes não podem variar, porém, de acordo com os fabricantes, o segredo está em bater e cortar a massa, para que ela fique consistente e não esfarele quando for partida pelo padre durante a santa missa. As hóstias têm ainda um prazo de validade – 6 meses – e, atualmente, são comercializadas até pela Internet. Mas, lembre-se, hóstia consagrada só mesmo após a transubstanciação.

De acordo com a Igreja Católica, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras "Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue", ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.

Mesmo sendo celebrado em cada missa, a igreja católica criou uma data para que o Corpo de Cristo pudesse ser especialmente lembrado.

O que é Corpus Christi

Neste ano de 2016, A festa de Corpus Christi ocorre no dia 26 de Maio, com o intuito de celebrar a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: "Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)". Nesta passagem, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformariam sem seu Corpo e Sangue. Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.

O apóstolo João (Jo 6, 55-59) descreve a cena da seguinte forma: "O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele."

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A celebração da Eucaristia é, assim, a forma de reconhecer que Jesus continua vivo em meio à comunidade cristã.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Tradições Culturais

Durante esta festa são celebradas missas festivas e ocorre a passagem de uma procissão pelas ruas, onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.


Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, farinha, folhas, areia e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão.

Esse costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus rumo à Terra Prometida1. Já a Hóstia levada num ostensório foi instituída em 1274. No Brasil, A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, tornando a(s) procissão(ões) locais famosas pelo Brasil, onde foi inclusive eleita a primeira cidade brasileira a enfeitar as ruas nessa data, enquato as cidades do interior do Brasil são as que mais se destacam no “quesito” procissões.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Porque a Data de Corpus Christi Não é uma Data Fixa como no NATAL???
E quando se comemora Corpus Christi?


Mesma resposta da pergunta para Páscoa: Porque segue o Ano Litúrgico católico. Corpus christi é uma festa instituída para comemorar a instituição do sacramento da Eucaristia, fato que deu-se na Quinta-Feira Santa, mas por este dia estar mais relacionado à Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo (Semana Santa), a Igreja achou por bem realçar a Eucaristia em mais outra data no ano. Acontece na segunda 5ª feira depois do Domingo de Pentecostes (descida do Espírito Santo sobre os 11 Apóstolos - menos Judas, já morto, e Maria), festa que por sua vez ocorre 50 dias após a Páscoa (50, por isso "Penta", de Pentecostes).

O feriado de Corpus Christi é uma das festividades móveis que giram em torno da Páscoa. A Páscoa é comemorada no primeiro domingo depois da lua cheia de 21 de março.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 50 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Veja como funcionam essas festividades móveis que são calculadas a partir da Páscoa:
- Quaresma: período que compreende os 40 dias que antecedem a Páscoa;
- Domingo de Ramos: domingo que antecede o domingo de Páscoa;
- Pentecostes: celebrado após 50 dias do domingo de Páscoa;
- Corpus Christi: celebrado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes.

O dia de Corpus Christi está previsto para as seguintes datas:
- Quinta-feira 26 maio 2016
- Quinta-feira 15 junho 2017
- Quinta-feira 31 maio 2018

SIGNIFICADO DE CORPUS CHRISTI EM VÍDEO


Referências:
http://www.significados.com.br/corpus-christi/
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070401182431AAoJDNW
http://pessoas.hsw.uol.com.br/corpus-christi.htm
http://icalendario.br.com/festa-crista/corpus-christi

PROGRAMAÇÃO 2016 DA PARÓQUIA STA RITA DE PARAIPABA/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário