terça-feira, 31 de março de 2020

Conferência Episcopal Italiana destina 3 Milhões de Euros a Unidades de Saúde, a Misericórdia de Deus no Evangelho, Orientações sobre a Saúde Mental, o Domingo de Ramos e a Semana Santa 2020 - Confira!

https://www.acidigital.com/imagespp/PapaFrancisco_MisaCasaSantaMarta_Oracion_23marzo2020_VaticanMedia.jpg
Foto: ACIDigital

Na Missa na Casa Santa Marta, na manhã desta segunda-feira, dia 30, o Papa Francisco pediu a Deus que ajude aqueles que estão assustados com o coronavírus. "Rezemos hoje pelas muitas pessoas que não conseguem reagir: permanecem amedrontadas com esta epidemia. Que o Senhor as ajude a reerguer-se, a reagir para o bem de toda a sociedade, de toda a comunidade.", disse.

O LOUVOR E A MISERICÓRDIA DE DEUS

Na homilia, comentou as leituras do dia, extraídas do Livro do profeta Daniel (13,1-9.15-17.19-30.33-62) e do Evangelho de João (Jo 8,1-11), que falam de duas mulheres que alguns homens querem condenar à morte: a inocente Susana e uma adúltera pega em flagrante. O que o Senhor faz com essas pessoas?. À Susana, mulher inocente, liberta-a, a salva de juízes corruptos (condenados), lhe faz justiça, e a faz seguir adiante. E a outra, a mulher adúltera pecadora, a perdoa e a liberta de escribas e fariseus hipócritas: "Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais". Deixa-a ir embora. Faz isso diante do povo. No primeiro caso, o povo louva o Senhor; no segundo caso, o povo aprende. Aprende como é a misericórdia de Deus. Justiça e misericórdia de Deus, que são bem representadas no Salmo Responsorial do dia (Sl 80/81): “O Senhor é o meu pastor, não me falta coisa alguma... Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei, porque estais comigo”. Em seguida, o Papa convidou a agradecer a Deus se sabemos ser pecadores, porque podemos pedir confiantes, ao Senhor, que nos perdoe.

CONFIE NA MISERICÓRDIA DE DEUS
https://static.globalnoticias.pt/dn/image.aspx?brand=DN&type=generate&guid=aef3493e-59bd-4a3d-9f66-f26a96abd80d
Cada um de nós tem os próprios pecados. Olhemos para o Senhor que faz justiça, mas que é tão misericordioso. Não nos envergonhemos de estar na Igreja: envergonhemo-nos de ser pecadores. A Igreja é mãe de todos. Agradeçamos a Deus por não sermos corruptos, por ser pecadores. E cada um de nós, olhando como Jesus age nestes casos, confie na misericórdia de Deus. E reze, confiante na misericórdia de Deus, reze (pelo) perdão. "Porque Deus me guia no caminho mais seguro, pela honra de seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!". O Santo Padre terminou a celebração com a adoração e a bênção eucarística, convidando a fazer a Comunhão espiritual.

A IGREJA E O FUNDO ITALIANO "OITO POR MIL"
https://www.vaticannews.va/content/dam/vaticannews/agenzie/images/afp/2020/03/26/16/1585237686321.jpg/_jcr_content/renditions/cq5dam.thumbnail.cropped.750.422.jpeg
Foto: VaticanNews

A Conferência Episcopal Italiana já havia destinado 10 milhões à Caritas nacionais, 500 mil doados para o Banco de Alimentos; Outros 3 milhões de euros, foi destinado para unidades de saúde (hospitais de emergência), esse valor é proveniente do fundo de imposto "oito por mil", que os cidadãos italianos, por escolha própria, destinam à Igreja Católica (Casa da Divina Providência - Cottolengo de Turim), a doação foi destinada aos seguintes hospitais: Hospital cardeal Giovanni Panico, de Tricase, à Associação Oasi Maria Santíssima de Troina e ao Hospital Poliambulanza de Brescia. A Igreja na Itália continua a destinar recursos para as estruturas de saúde, muitas delas tiveram que se reorganizar, mudar radicalmente sua organização interna, em função da emergência provocada pelo cornavírus, para melhor assistir os pacientes doentes do Covid-19. Neste sentido, foi destinado 3 milhões de euros do fundo em destaque, para a Fundação Policlínico Gemelli, do Hospital Villa Salus di Mestre, do Hospital Regional Geral Miulli de Acquaviva delle Fonti (BA). A Igreja também nos convida, a independente de valor financeiro, a procurar ajudar o próximo com o que tem, mesmo que seja a distância, com o apoio da internet, oferecer ao próximo o consolo, a fraternidade que o tempo quaresmal nos ensina.

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL
https://medicinasa.com.br/wp-content/uploads/2019/11/saude-mental2-1-300x172.jpg

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou no dia 18 de março, dicas para enfrentar consequências psicológicas e mentais do novo coronavírus; doença está gerando estresse na população afetada pelo risco de contaminação, incerteza, isolamento social e desemprego entre outros motivos; guia contempla profissionais de saúde, crianças e idosos, líderes de equipes e pessoas em quarentena. O texto apresenta 30 orientações para a pessoas não cair em armadilhas, mas sim viver diariamente uma rotina com saúde física e mental. Link com todas as Dicas OMS: Link OMS: https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792. Dentre algumas dicas estão:
- Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o “bombardeio desnecessário” de informações. Siga as notícias confiáveis e evite boatos e “fake news” que vão somente causar mais desconforto e dissabor.
- Cuide de você. Tenha atenção ainda aos seus alimentos para manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos. Mantenha as rotinas familiares sempre que possível e crie novas rotinas principalmente com as crianças em casa. Pense em atividades lúdicas e pedagógicas para fazer com elas. Sempre que possível, incentive as crianças a continuarem brincando e se sociabilizando com os outros, mesmo que somente na família por causa do distanciamento social no momento.
- Fique em contato e mantenha sua rede de amigos e conhecidos,  ainda que isolado tente ao máximo manter sua rotina e crie novas. Se as autoridades de saúde recomendaram distância física para conter o surto, você pode manter a proximidade digital com e-mails, redes sociais, telefone, teleconferências etc.
* UNIFAP alinhada com as recomendações da OMS, produziu uma Cartilha com dicas de cuidado com a saúde mental. O material foi produzido pelo Laboratório de Terapia Ocupacional e Saúde Mental “LaFollia”, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), em parceria com Vozes da Saúde Mental na atenção à crise do Covid-19, Coletivo Adelante e Núcleo RJ da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP-RJ). Os interessados em adquirir o material, basta acessar o endereço abaixo:
http://www.unifap.br/covid-19-cartilha-traz-dicas-de-cuidado-com-a-saude-mental-em-tempos-de-coronavirus/coronavirus_saudemental/

ORIENTAÇÕES SOBRE O DOMINGO DE RAMOS E A SEMANA SANTA 2020
https://www.portadeassis.com.br/images/publicacoes/permanentes/artigos/quaresma-semana-santa-e-pascoa.jpg
* DOMINGO RAMOS - No próximo domingo, 5, a Igreja Católica dará início às celebrações da Semana Santa, que neste ano, diante da pandemia de Coronavírus, serão vividas de forma diferente.  A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traduziu o Decreto de 25 de março de 2020, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, com uma atualização das indicações e sugestões sobre as celebrações da Semana Santa, com propostas de adequação para a realidade brasileira. Em tempos de coronavírus, a CNBB convida a todos a viverem de forma muito especial o Domingo de Ramos. Cada um e cada família, em suas casas, são chamados a celebrar o próximo domingo com fé e esperança. Por isso, os bispos propõe cinco pontos para ajudar os fiéis na celebração do Domingo de Ramos:
1. Rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa.
2. Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.
3. Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais.
4. Comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade. Com ela, ajudamos os mais pobres.
5. Motivar pelas redes sociais, telefonemas ou outros meios que mantenham o distanciamento social, outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.
https://www.cnbbleste2.org.br/source/domingo-de-ramos.jpg
Imagem arte CNBB para compartilhamento

* SEMANA SANTA - Sobre a Semana Santa, lançada no dia 23 de março de 2020, a nota Bispo Diocesano de Itapipoca Dom Antônio Roberto Cavuto, contém as seguintes recomendações:
1. A Missa dos Santos Óleos, normalmente celebrada na Quinta-Feira Santa, fica a adiada para uma data a ser marcada oportunamente.
2. Todas as Celebrações da Semana Santa serão efetivadas apenas na Catedral e na Igreja Matriz de cada paróquia, de forma privativa, com concelebração dos padres e participação dos Diáconos, sem a participação presencial dos fiéis. Os fiéis participarão através do rádio e Redes Sociais.
3. Em vista de manter um canal de comunicação entre os paroquianos e a paróquia, as Secretarias Paroquiais permanecerão abertas apenas no período da manhã.
4. A Coleta da Campanha da Fraternidade, normalmente realizada no Domingo de Ramos, será adiada para uma data a ser marcada oportunamente.
5. Pedimos a todos que, na medida do possível, deixem suas coletas, doações, contribuições e dízimo na Secretaria das Paróquias, pois estas dependem destas entradas para continuar prestando seus serviços à Comunidade. Cada Comunidade poderia se organizar neste sentido, evitando movimentação de pessoas.
6. Muitas pessoas e famílias já estão precisando de ajuda. Nem a Diocese, nem as paróquias têm recursos para isto. Esperamos que o Governo cumpra a sua obrigação. Mas é possível que, quem puder e estiver em melhores condições, ajude, de alguma forma, alguém que estiver precisando
7. Enquanto a situação não se regularizar, para ajudar um pouco as paróquias, ficam suspensas as taxas das paróquias devidas à Cúria Diocesana. Os Encargos Sociais, porém, deverão ser pagos através da Cúria. Em tempos difíceis como estes, é mais do que necessário manter e cultivar a nossa união e solidariedade. Podemos viver esta realidade com o espírito de penitência e reconciliação, sempre confortados pela certeza da vitória em Cristo, na Ressurreição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário