A Igreja celebra neste dia 2 de fevereiro, o 25º Dia da Vida Consagrada. A data foi celebrada pela primeira vez em 1997, quando o Papa São João Paulo II recordou a estreita ligação entre a Festa da Apresentação do Senhor e a vocação específica dos consagrados e consagradas: “O Dia da Vida consagrada será celebrado na festa em que se faz memória da apresentação que Maria e José fizeram de Jesus no Templo ‘para o apresentarem ao Senhor’ (Lc 2,22). Nesta cena evangélica, revela-se o mistério de Jesus, o consagrado do Pai, que veio ao mundo para cumprir fielmente a sua vontade (cf. Hb 10,5-7). Simeão o aponta como ‘Luz para iluminar as nações’ (Lc 2,32) e preanuncia, com palavra profética, a oferta suprema de Jesus ao Pai e a sua vitória final (cf. Lc 2,32-35). Assim, a Apresentação de Jesus no Templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’ (Vita Consecrata, 1)”.
São João Paulo II, na mensagem, faz também uma comparação entre Maria e a Igreja: “A Virgem Mãe, que leva o Filho ao Templo, para que seja oferecido ao Pai, exprime bem a figura da Igreja que continua a oferecer seus filhos e filhas ao Pai celeste, associando-os à única oblação de Cristo, causa e modelo de toda a consagração na Igreja”.
A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma proposta de Tríduo preparatório ao dia 2, num esquema de Ofício Divino, que poderá ser utilizado num dos momentos orantes da Comunidade Religiosa. Link do tríbuo: https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2021/01/25anosVC.pdf
Fonte: https://arquidiocesejuizdefora.org.br/25o-dia-da-vida-consagrada-e-celebrado-em-2021/
Nenhum comentário:
Postar um comentário