JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Dom Orlando no Dia de Nossa Senhora Aparecida: Não às Armas, Fake News e Corrupção

 

     A Igreja católica celebrou no dia 21 de Outubro o Dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Neste ano de 2021, a Festa no Santuário Nacional da Mãe Aparecida teve como tema: “Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança”. Por causa da pandemia, a capacidade de público nas celebrações foi reduzida. Em cada Missa teve a participação presencialmente de 2.500 pessoas. A organização da Basílica orientou aos fiéis para dar preferência em acompanhar remotamente, afim de evitar aglomerações. Neste ano, a celebração foi especial, pois marcou o retorno da presença dos religiosos no local.

     Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (São Paulo), durante sua Homilia na Missa das 9hrs, no começo do sermão, o arcebispo mencionou os indígenas e os negros, povos mais original que habitou a Terra de Santa Cruz. proclamou sobre o Cuidado com a terra, a Fraternidade entre os povos, a Aliança do Povo Brasileiro, a importância da República para o bem social, ressaltando em orientar a dizer Não às Armas, Fake News e Corrupção, e a dizer Sim às Vacinas e a Ciência porque ajudam a salvar vidas.

     Um dos destaques do sermão do arcebispo foi "Para ser Pátria Amada, NÃO pode ser Pátria Armada". O Religioso não citou o nome de Bolsonaro, mas o presidente da república é favorável ao armamento da população e é investigado em inquérito sobre disseminação de informações falsas. O arcebispo além de conscientizar ao povo que deve escolher seguir em um caminho de amor e fraternidade, também lembrou das mortes causadas pela pandemia de Covid-19: “Nestes dias, o Brasil está enlutado pelas 600 mil mortes”.

     Até o fechamento desta matéria, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde dos Estados, o Brasil registrou nesta quarta-feira, dia 13, 201 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 601 mil e 643 casos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 318, a menor registrada desde abril de 2020. 7 estados estão em alta, 18 estados em queda, e apenas 2 estados em estabilidade o Ceará e o Distrito Federal. Mesmo com a Vacinação em andamento, a Igreja sempre tem orientado sobre a importância do Uso correto da máscara de proteção, Álcool em gel, manter distanciamento e evitar apertos de mãos e abraços, principalmente em locais públicos, pois a Pandemia de Covid-19 ainda não acabou.



Trecho do sermão de Dom Orlando Brandes

     “Vou pedir que cada um de nós abrace o Brasil, abrace o nosso povo, a começar pelo povo mais original, vamos abraçar nossos índios, primeiro povo dessa Terra de Santa Cruz, vamos abraçar os negros que logo vieram fazer parte desta terra, vamos abraçar os europeus que aqui chegaram. Mas nestes dias abracemos o Brasil enlutado pelas 600 mil mortes. Vamos abraçar nossa crianças, porque hoje é o Dia da Criança. Vamos abraçar nossos pobres e abraçamos também nossas autoridades para que juntos construamos então um Brasil pátria amada, e para ser pátria amada, não pode ser pátria armada. Para ser uma pátria amada, seja uma pátria sem ódio. Para ser uma pátria amada, uma república sem mentiras, sem fake news. Pátria amada sem corrupção, e pátria amada com fraternidade. Todos os irmãos construindo a grande família brasileira.”



Vídeo da transmissão do sermão de Dom Orlando Brandes

assistir no youtube


 

Referências:
portal A12.com
www.metropoles.com/brasil/arcebispo-de-aparecida-critica-patria-amada-nao-pode-ser-patria-armada
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/festa-da-padroeira/2021/noticia/2021/10/12/dia-de-nossa-senhora-sermao-dom-orlando-brandes-arcebispo-de-aparecida.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário