JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

quarta-feira, 2 de março de 2022

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2022 - Espalhar Sementes de Bem na Humanidade

A Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, é um período de 40 dias no Tempo da Quaresma, onde a cor roxa simboliza a penitência, o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo. Os cristãos são chamados a intensificar a oração, fazer jejum, penitência e caridade, nesse ano em oração também pelo fim da pandemia de covid-19, pelo fim da guerra entre Ucrânia e Rússia, pela Paz interior e pela Paz no mundo inteiro.

No dia 24 de fevereiro foi publicada a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2022. A reflexão sugerida pelo Santo Padre é sobre a exortação de São Paulo aos Gálatas: "Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos" (Gal 6, 9-10a).

Neste tempo de conversão – explica ainda o Papa – buscando apoio na graça divina e na comunhão da Igreja, não nos cansemos de semear o bem. O jejum prepara o terreno, a oração rega, a caridade fecunda-o. Na fé, temos a certeza de que a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido, e obteremos, com o dom da perseverança, os bens prometidos para salvação nossa e do próximo.

O primeiro agricultor é o próprio Deus, que generosamente continua a espalhar sementes de bem na humanidade.

"Cada ano, a Quaresma vem recordar-nos que o bem, como aliás o amor, a justiça e a solidariedade não se alcançam duma vez para sempre; hão de ser conquistados cada dia. Por conseguinte peçamos a Deus a constância paciente do agricultor, para não desistir na prática do bem, um passo de cada vez. Quem cai, estenda a mão ao Pai que nos levanta sempre. Quem se extraviou, enganado pelas seduções do maligno, não demore a voltar para Deus, que 'é generoso em perdoar' (Is 55, 7). Neste tempo de conversão, buscando apoio na graça divina e na comunhão da Igreja, não nos cansemos de semear o bem. O jejum prepara o terreno, a oração rega, a caridade fecunda-o. Na fé, temos a certeza de que a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido, e obteremos, com o dom da perseverança, os bens prometidos  para salvação nossa e do próximo. Praticando o amor fraterno para com todos, estamos unidos a Cristo, que deu a sua vida por nós, e saboreamos desde já a alegria do Reino dos Céus, quando Deus for 'tudo em todos' (1 Cor 15, 28)."

"A Virgem Maria, em cujo ventre germinou o Salvador e que guardava todas as coisas 'ponderando-as no seu coração' (Lc 2, 19), obtenha-nos o dom da paciência e acompanhe-nos com a sua presença materna, para que este tempo de conversão dê frutos de salvação eterna.", concluiu assim a Mensagem do Papa para a Quaresma 2022.

Para ler a mensagem completa na íntegra, acesse o link abaixo:
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/lent/documents/20211111-messaggio-quaresima2022.html

 

Produção: Pascom Paraipaba

Referência: Site Vatican News

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh3_jTjnUK3Rp-Ere-MbvqucZs752TW1oaTvMVI6_2YRv3vk3f8Fp9hCMmwY3083yjlD-C47udXg6wchZETHciEKpyv7Hbh4clgAFXmxyTs8HpvwqyFf9B8mOZVCJ94tknAjP5OHFoI6Yv0oxACEOWViLEM7bLK1jMxCB-p5MnPir2lYN-A0F3yYPI_=w200-h18

Nenhum comentário:

Postar um comentário