JORNAL PAROQUIAL DE PARAIPABA
BLOG DA PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA - PARAIPABA/CE


INÍCIO

HISTÓRICO

PASTORAIS E MOVIMENTOS

AVISOS PAROQUIAIS

CONTATO

sábado, 16 de abril de 2022

Quinta-feira Santa: Desnudamento do Altar do Senhor

          O Tríduo Pascal tem início na Quinta-feira Santa, celebração que faz memória à última ceia de Jesus Cristo com os doze discípulos. Na Quinta-feira Santa, celebramos a instituição da Eucaristia, a instituição do sacerdócio e o mandamento do Senhor sobre a caridade fraterna. Os cristãos são convidados a partilhar deste momento que antecede a Sexta-feira da Paixão, antes de deixar a celebração, o sacerdote realiza o ritual de desnudamento do altar, ou seja, todas as toalhas, flores, cruzes e qualquer ornamento são retirados. Ao final da celebração, o altar é deixado pelo sacerdote e toda a assembleia sai em silêncio da Igreja. Este momento representa para Igreja que entramos no mistério da entrega de Jesus e Sua agonia no Horto das Oliveiras. Portanto, como os discípulos foram chamados para ficar junto d'Ele, nós também somos convidados a permanecer em vigília.

As hóstias já consagradas são levadas para um outro sacrário. Em muitas paróquias e comunidades, o Santíssimo Sacramento fica exposto para que os cristãos possam realizar o seu encontro pessoal com Deus.

A Eucarista é sustento e remédio para nossa vida - "Devemos ver a grandeza da instituição da Eucaristia. Que só tem na nossa igreja. o Mistério do pão e vinho se torna corpo e sangue de cristo, mistério da nossa fé. A Eucarista também é a ação de graça de sacrifício, nela celebramos o memorial do Senhor Jesus. Nós devemos ser homens e mulheres eucarísticas, esse deve ser o destino do cristão. A Eucarista é o sustento e remédio para nossa vida. O grande banquete que Deus nos deixou, está presente em nosso meio, na natureza, de forma e presença real. Temos que criar consciência, não podemos viver sem o alimento espiritual; Jesus lavou os pés dos discípulos, um gesto de humildade; Jesus serviu e nós também devemos servir, com zelo, humildade, viver uma vida simples, de serviço, de disponibilidade para com os irmãos e irmãs.", disse o pároco de Paraipaba Padre Wilson, em homilia nessa Quinta-feira Santa na Igreja Matriz.

Após a Santa Ceia, o altar desnudo expressa a tristeza da Igreja pela prisão de Seu Senhor, a vergonhosa desnudação que lhe farão e como sinal de que não é celebrada Missa alguma antes da Páscoa da Ressurreição. O Tríduo Pascal é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-feira santa, Sexta-feira Santa e o Sábado Santo. O Tríduo Pascal é celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos.


Produção: Pascom Paraipaba

Referência: site canção nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário